Home Notícias Saúde Anjo da Guarda recebe segunda edição do Mais Saúde

Anjo da Guarda recebe segunda edição do Mais Saúde

Começa na manhã deste sábado (2) a segunda edição do Mais Saúde na capital. A ação, que acontece neste fim de semana no bairro do Anjo da Guarda, é realizada pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de São Luís. O Mais Saúde tem o objetivo de fortalecer em bairros da capital os serviços oferecidos à população, na área da atenção básica e, ainda, atendimento médico especializado. A ação será realizada no Centro de Ensino Vicente Maia até domingo (3).

O Mais Saúde oferece serviços na área da atenção básica como testes rápidos para detecção de sífilis, AIDS e Hepatites; aferição de pressão e glicemia; vacinação; orientações sobre nutrição, tabagismo, diabetes e hipertensão, além de consultas especializadas em áreas como ginecologia, odontologia, pediatria, dermatologia e oftalmologia. Para agilizar o atendimento, os pacientes devem apresentar documento de identificação, carteira de vacinação e cartão do SUS. Durante a ação será oferecido também o serviço de emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Serão oferecidos também aos moradores do Anjo da Guarda e áreas adjacentes avaliações oftalmológicas e exames para diagnósticos de patologias oftalmológicas como glaucoma, pterígio e catarata. Por meio do Programa Estadual do Glaucoma pacientes terão acesso gratuito a medicamentos para tratar da doença e encaminhamento para cirurgias em caso de patologias como a catarata e o pterígio. Com o apoio da Carreta de Combate ao Câncer, serão oferecidos às mulheres exames preventivos e consultas ginecológicas.

O diretor do Hospital Aquiles Lisboa, Raul Fagner Silva, reforçou a importância da ação para a região. “A área Itaqui-Bacanga é formada por um conjunto de 60 bairros e possui mais de 300 mil habitantes. A região é muito populosa e precisa de cuidados médicos. A ideia é reduzir as filas nos hospitais facilitando o atendimento médico a pacientes, que muitas vezes passam a semana trabalhando sem conseguir ter os cuidados necessários com a saúde. A ação serve ainda para diagnosticar muitas doenças que podem ser tratadas, como diabetes e hipertensão”, enfatizou.