Home Notícias NE é a 2ª região com mais professores atuando na rede pública

NE é a 2ª região com mais professores atuando na rede pública

NE é a 2ª região com mais professores atuando na rede pública

Com mais de 46 mil professores atuantes em instituições públicas do ensino superior, o Nordeste é a segunda região brasileira com maior número de educadores nessa área e nível de ensino, ficando atrás apenas do Sudeste, que conta com 61.047 professores da categoria. Na ordem, seguem o Sul (31.407), o Centro Oeste (17.304) e Norte (13.729). Os dados são do Censo da Educação Superior de 2016, que foram divulgados na manhã desta quinta-feira (31) pelo Ministério da Educação.

Já em relação ao número de alunos na rede pública, a pesquisa aponta que o número de matrículas em cursos de graduação da rede pública de ensino no Brasil teve um aumento de 1,9% em 2016 em relação ao ano anterior. Já a rede privada de ensino registrou a primeira queda em 25 anos, com uma redução de 16.529 alunos (0,3%).

A rede federal consolida-se como o maior sistema público, com participação de 62,8% e com mais de 1,2 milhão de alunos, registrando o maior crescimento entre todas as redes no período de 2015 a 2016, com um aumento de 2,9% de matrículas. A rede estadual ocupa 31,3% das matrículas de 2016, enquanto a rede municipal representa 5,9%.

O Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é um instrumento de obtenção de dados para a geração de informações que subsidiam a formulação, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas, além de ser elemento importante para elaboração de estudos e pesquisas sobre o setor. O Censo coleta informações sobre as instituições de educação superior, os cursos de graduação e sequenciais de formação específica e sobre os discentes e docentes vinculados a esses cursos.