Home Maranhão A partir de segunda-feira (28), conta de luz ficará mais cara

A partir de segunda-feira (28), conta de luz ficará mais cara

A partir da próxima segunda-feira (28), a tarifa de energia elétrica praticada pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar) sofrerá aumento médio de 12, 88%, afetando a 2 milhões de unidades consumidoras. O reajuste será de 13, 21% para para o consumidor de baixa tensão (B1) e de 11, 49% para o de alta tensão (B2).

A revisão tarifária, que acontece a cada quatro anos, foi homologada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O reajuste definido pela Aneel para o consumidor residencial (B1) agora estabelece que o valor por kWh, atualmente de R$ 0, 496, passe para R$ 0,562. No ranking da Aneel, considerando apenas as concessionárias, a tarifa da Cemar se torna a segunda mais alta do país.

A Cemar contesta a posição no ranking. De acordo com a companhia a nova tarifa não se estenderia aos consumidores baixa renda, que têm direito a cerca de 50% de desconto no valor da conta de energia elétrica.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi notificada pelo Procon/MA a prestar esclarecimentos sobre o aumento de 12,88% nas contas de energia do Maranhão. A Aneel deverá apresentar justificativas para o aumento proposto e realizar novas audiências públicas.