Home Notícias Como garantir um bom churrasco no Dia dos Pais

Como garantir um bom churrasco no Dia dos Pais

Como garantir um bom churrasco no Dia dos Pais

Programa favorito de muitas famílias, o churrasco de fim de semana também é ótima pedida para o almoço do Dia dos Pais. Para aqueles que optarem por esse programa, seguem abaixo algumas recomendações para que a refeição seja especial. É importante lembrar de evitar os excessos, tanto na comida quanto na bebida.

  • A escolha das carnes e cuidados com o fogo garantem o sucesso do churrasco

– Picanha, alcatra, fraldinha e maminha são as mais indicadas, por serem de preparo rápido. Mas se quiser usar também costela e cupim, não esqueça que devem ser assados lentamente.

– Procure evitar carnes congeladas, pois elas perdem o sabor e ficam mais duras depois da passagem pelo freezer.

– Além da carne bovina, sirva carne de frango e linguiça, bastante requisitadas. Se quiser inovar, prepare também a carne de cordeiro, sem esquecer que é bom mariná-la antes.

– A gordura é fundamental no churrasco, pois garante o sabor e a maciez da carne. Isso não que dizer que você deva comê-la.

– Calcule aproximadamente 300 gramas de carne por pessoa adulta e não esqueça dos acompanhamentos. Os mais comuns são: salada verde, arroz, vinagrete, pãozinho e salada de maionese.

– Depois que acender o fogo, espere até que as chamas desapareçam e deem lugar às brasas alaranjadas. Só então, coloque as carnes na churrasqueira. Se as chamas voltarem, procure apagá-las com as cinzas do churrasco anterior ou areia. O uso de água pode levantar fuligem e prejudicar o sabor da carne.

– A distância ideal entre a carne e a brasa é de 30 a 40 centímetros.

– Use facas bem afiadas e corte as carnes no sentido transversal em relação às fibras.

– Use somente sal grosso como tempero no caso da carne bovina. E antes de servi-la, bata com a própria faca para retirar o excesso de sal.

Portal Terra