Programa favorito de muitas famílias, o churrasco de fim de semana também é ótima pedida para o almoço do Dia dos Pais. Para aqueles que optarem por esse programa, seguem abaixo algumas recomendações para que a refeição seja especial. É importante lembrar de evitar os excessos, tanto na comida quanto na bebida.
- A escolha das carnes e cuidados com o fogo garantem o sucesso do churrasco
– Picanha, alcatra, fraldinha e maminha são as mais indicadas, por serem de preparo rápido. Mas se quiser usar também costela e cupim, não esqueça que devem ser assados lentamente.
– Procure evitar carnes congeladas, pois elas perdem o sabor e ficam mais duras depois da passagem pelo freezer.
– Além da carne bovina, sirva carne de frango e linguiça, bastante requisitadas. Se quiser inovar, prepare também a carne de cordeiro, sem esquecer que é bom mariná-la antes.
– A gordura é fundamental no churrasco, pois garante o sabor e a maciez da carne. Isso não que dizer que você deva comê-la.
– Calcule aproximadamente 300 gramas de carne por pessoa adulta e não esqueça dos acompanhamentos. Os mais comuns são: salada verde, arroz, vinagrete, pãozinho e salada de maionese.
– Depois que acender o fogo, espere até que as chamas desapareçam e deem lugar às brasas alaranjadas. Só então, coloque as carnes na churrasqueira. Se as chamas voltarem, procure apagá-las com as cinzas do churrasco anterior ou areia. O uso de água pode levantar fuligem e prejudicar o sabor da carne.
– A distância ideal entre a carne e a brasa é de 30 a 40 centímetros.
– Use facas bem afiadas e corte as carnes no sentido transversal em relação às fibras.
– Use somente sal grosso como tempero no caso da carne bovina. E antes de servi-la, bata com a própria faca para retirar o excesso de sal.
Portal Terra