Home Cultura Teatro A força de Machado de Assis em espetáculo teatral

A força de Machado de Assis em espetáculo teatral

A força de Machado de Assis em espetáculo teatral

Raíza Carvalho

A história de amor e ciúmes entre Bentinho, Capitu e Escobar, criada por Machado de Assis, ganha vida na interpretação teatral da Cia Bumba Cultura. A adaptação do clássico da literatura brasileira foi a última atração da primeira edição do Teatro de Vitrine e será reapresentada neste sábado (12), às 20h30 e no dia 19, no mesmo horário, no Shopping da Ilha.

Com a apurada direção de Sérgio Helal, a peça traz o conflito e grande sensibilidade na mistura de sentimentos vividos pelos complexos personagens – Dom Casmurro/Bentinho, em atuação brilhante do ator Luan Paiva, Capitu, interpretada por Nicole Meireles e o dúbio Escobar, por Leandro Vidal.

A combinação da riqueza de expressões com uma iluminação cuidadosa e músicas bem encaixadas para embalar as cenas traz, à peça, a profundidade da obra Dom Casmurro sem perder a leveza. O espectador consegue sentir o peso dos gestos e olhares dos personagens, algo que marca situações de ciúmes da vida real. Motivado pela paixão e ciúme da amada, o protagonista se perde entre a realidade e o devaneio – que se confundem também a lembranças do passado.

“As pessoas vão se identificar com o espetáculo por se tratar de uma das maiores obras da literatura brasileira, lida por gerações e gerações. A obra trata de temas vividos por todos em algum momento da vida, amor, ciúmes, amizade e a suspeita de uma traição. Os personagens e as relações são muito bem construídas ao longo da trajetória, possibilitando ao espectador vivenciar a história junto aos atores”, diz Nicole Meireles, que também assina a coreografia e o figurino do espetáculo.
A sonoplastia é assinada por Sandoval Filho e iluminação por Thyago Cordeiro. O trabalho de Helal na direção harmonizou todos os detalhes em um espetáculo sensível e forte.
SINOPSE

O espetáculo conta a história de amor de Bentinho e Capitu, que são criados juntos e se apaixonam na adolescência. Tudo segue bem até Bentinho começar a desconfiar da fidelidade de sua amada.

A obra lida por gerações e gerações traz a questão do ciúme, da fidelidade das amizades e da suspeita de uma traição em relações muito bem construídas.

 

Serviço:
O que – Peça Dom Carmurro,
Onde – na loja Bumba Cultura, no Shopping da Ilha,