Home Política Deputado estadual mais votado do MA será investigado pela Polícia Federal

Deputado estadual mais votado do MA será investigado pela Polícia Federal

Deputado estadual mais votado do MA será investigado pela Polícia Federal

Josimar de Maranhãozinho (PR), deputado estadual que recebeu mais votos em 2014, terá documentos eleitorais investigados pela Polícia Federal. No dia 31 de julho, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) deferiu pedido da Procuradoria Regional Eleitoral no Maranhão (PRE-MA) para que fosse aberto inquérito de apuração de denúncia de falsificação de documentos contra o deputado estadual, decisão publicada nesta terça-feira (8). Josimar de Maranhãozinho, do Partido da República,  recebeu 99.252 votos nas eleições de 2014.

O deferimento foi assinado pelo juiz do TRE-MA, Eduardo Moreira. A suspeita é de que Josimar Rodrigues, mais conhecido como Josimar de Maranhãozinho, teria falsificado ou utilizado documento falso (certificado de conclusão do ensino fundamental) para registrar sua candidatura durante as Eleições 2014. Se este for o caso, ele pode ser enquadrado de prática dos tipos penais descritos nos artigos 349 e/ou 353 do Código Eleitoral.

O deputado nasceu em Várzea Alegre – CE em 1976 e lá residiu até o ano de 1991, quando se mudou para Manaus – AM e, somente no ano 2000, veio a residir no Maranhão. Mesmo assim, o certificado e o histórico escolar atestam que JOSIMAR teria cursado o ensino fundamental no Colégio Pentecostal “Cândido Rodrigues” , sediado nesta capital, entre 1992 e 1999, ou seja, antes de residir no Maranhão.

Para o juiz que realizou o despacho, há indícios da prática de crime eleitoral por parte de Josimar. “Da análise dos fatos ora em comento e dos documentos juntados ao presente volume, nota-se que há indícios suficientes de prática de delito eleitoral a autorizarem a instauração de procedimento investigatório”, afirma ele em documento.

Nos registros da Assembleia Legislativa, a escolaridade de Josimar Cunha Rodrigues consta como Superior Incompleto.