Home Maranhão Imperatriz Curso de básico de libras inicia na UEMASUL

Curso de básico de libras inicia na UEMASUL

Curso de básico de libras inicia na UEMASUL

No próximo sábado (5), inicia a primeira turma do curso de libras da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUl, em Imperatriz. O curso será ministrado por instrutores surdos com auxílio de interpretes. As aulas acontecem aos sábados das 8 ás 10 da manhã, será cobrado uma taxa de R$: 30,00 na matricula, que será revertida para os instrutores.

O curso tem foco estudantes, familiares de surdos e comunidade em geral. Com duração de 6 meses, as aulas tem como objetivo, facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes e fazer com que a língua seja mais conhecida na cidade.

O assessor de comunicação da UEMASUL, Antônio Fabricio, diz que o principal objetivo das aulas, é proporcionar inclusão social. “A libras é a língua oficial dos surdos no Brasil, e a sociedade ouvinte, deve está preparada para interagir” destaca.  A instrutora, Bianca Carvalho, que é surda desde criança, diz que é necessário que os ouvintes aprendam a falar através dos sinais para diminuir a distância social.

A libras

A lei 10436/02 reconhece a língua de sinais como meio legal de comunicação da comunidade surda brasileira, porém atividades simples, como fazer compras em um supermercado, acaba sendo um desafio para um surdo por falta de pessoas que os compreenda.

As inscrições acontecem no sábado (05), junto com o início das aulas, é necessário apresentar um documento pessoal. De acordo com a procura novas turmas podem ser formadas para outros horários.

A Uemasul de Imperatriz é localizada na Rua Godofredo Viana, centro.