Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está realizando treinamento de atualização com temas sobre Atendimento Pré-Hospitalar para as tropas dos serviços do Exército Brasileiro e da Polícia Militar. A ação foi iniciada nessa terça-feira (1º), na regional do Samu, em Imperatriz, e segue até hoje (2).
No primeiro momento, foram dadas aulas teóricas nas dependências do 50° BIS. Já no segundo dia, nesta quarta-feira (2), foram realizadas atividades práticas, envolvendo médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e homens da PM e do Exército. Cerca de 30 pessoas participam do treinamento.
O objetivo é integrar as instituições e tornar o atendimento pré-hospitalar uma única linguagem na cidade e região para que a população tenha instituições cada dia mais fortes no atendimento às vítimas e se tornem parceiras no dia a dia.

Segundo Reneclei de Sousa, coordenador do Núcleo de Educação Permanente, a parceria do Samu com a PM tem o intuito de levar conhecimento de atendimento hospitalar para toda a comunidade, além de aprimorar o conhecimento das equipes envolvidas.
“Eles têm a necessidade de saber o procedimento correto a se fazer quando se deparar a um acidente a um evento de emergência. E saber fazer isso da maneira correta é bastante importante principalmente para o doente que precisa desse atendimento sistematizado. Então essa parceria veio para unir forças para servir melhor a comunidade”, explica Reneclei.
O coordenador ainda ressalta que “existe uma sala de regulação que recebe serviço de 192 de Imperatriz e outras cidades, pois atendem via telefone. A central e regulação coleta as informações dos acidentes no evento de emergência, faz a triagem da ocorrência para que a ambulância certa seja encaminhada”.
Durante o treinamento, as equipes foram orientadas sobre os tipos de ambulâncias. Uma é a de Suporte Básico, que é tripulada por apenas um condutor socorrista, a outra é de Suporte Avançado de Vida, composta por quatro profissionais, sendo eles um médico, um enfermeiro, um técnico e um condutor socorrista.
Além desses dois tipos de viaturas ainda há a motolância, veículo criado para chegar mais rápido nas ocorrências de acidentes de trânsito e de mal súbito cardíaco.
“É um serviço que está reestruturado e a cada dia tende a melhorar mais, por isso a parceria do exército de polícia militar que veio para unir forças, vai fazer uma grande diferença pincipalmente para a sociedade”, completa Reniclei.
Segundo o médico do Exército Militar, o tenente Melo, a parceria com a equipe do Samu se faz necessária para o aprendizado dos militares que ainda não tiveram experiência com atendimento hospitalar.
“O exército está sempre procurando aprimorar o pelotão de saúde, porque de certa forma estamos sempre atuando na parte pré-hospitalar, e nós viemos buscar mais aprimoramento com essa parceria com o Samu. É muito importante, visto que alguns militares ainda não tiveram esse tipo de contato e agora estão conhecendo”, ressalta o médico.