HomeMaranhãoImperatriz Saúde de população negra é discutida em Imperatriz

Saúde de população negra é discutida em Imperatriz

Saúde de população negra é discutida em Imperatriz

A quinta escuta sobre a saúde da população negra aconteceu em Imperatriz, reunindo lideranças de diversos setores para discutir estratégias e ouvir a população, na tarde dessa terça-feira (1), no auditório da Universidade Federal do Maranhão(UFMA).

O evento é promovido pelo Governo do Estado através da Secretaria de Igualdade Racial e da Saúde. Ainda serão realizados mais três encontros, onde deve ser elaborado a Política Estadual de Saúde Integral da População Negra.

Membra do Centro de Cultura Negra Negro Cosme, Maria do Rosário, espera que mais politicas públicas sejam elaboradas para a população negra. “Existem doenças que atinge principalmente negros e é necessário que elas sejam discutidas para as pessoas buscarem ajuda”, ressalta.

A superintendente de atenção primaria, Silvia Viana, destaca a importância do evento, porque ainda é alto o índice de mortalidade, principalmente entre as mulheres negras. “O objetivo é levantar as demandas da população para avançar na construção da Política Estadual de Saúde Integral da População Negra”.

O Secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, diz que o evento é também para promover a igualdade entre as raças. Dos 217 municípios maranhenses, 150 são prioritários na atuação do projeto no estado. De Imperatriz, a equipe que está promovendo as escutas segue para a cidade de Balsas.