Home Maranhão Maranhão é o estado com menor número de máquinas de cartão de crédito

Maranhão é o estado com menor número de máquinas de cartão de crédito

O Maranhão é o estado brasileiro que tem menor número de maquininhas de cartão, segundo dados realizados pela consultoria especializada em varejo financeiro Boanerges e Cia. As informações são da Folha de São Paulo.

São 7,7 máquinas para cada mil habitantes. A pesquisa aponta que a dimensão da cobertura de cartão de crédito nos estados está diretamente relacionada ao seu índice de renda per capita. O nível do Maranhão é equivalente ao do México e da África do Sul.

Logo, assim como o Maranhão, com menor renda per capita do Brasil, se localiza no fim da lista, lideram o ranking o Distrito Federal (37,9 maquininhas a cada mil habitantes) e São Paulo (37,5).

O maior atendimento bancário nas regiões mais ricas e o consumo mais alto explicam a diferença observada. Já em regiões com menor renda, além de o consumo ser menor, menos consumidores utilizam cartão, o que desestimula o credenciamento de estabelecimentos.

Embora o número de maquininhas tenha caído no ano passado, pela primeira vez desde 2008, o volume de compras com cartão de crédito e débito aumentou. O total de compras atingiu 27,5% do consumo das famílias em 2016, ante 27,1% em 2015.