Em agosto deste ano, deve ser lançado em São Luís o Centro de Inovação, que funcionará em um prédio antigo localizado na Rua da Estrela, Centro Histórico de São Luís, que antes estava abandonado. O local irá abrigar espaços para estimular o empreendedorismo digital, a conexão entre talentos com foco na inovação tecnológica, o desenvolvimento da economia criativa e a geração de negócios sustentáveis e de impacto socioeconômico.
O Centro de Inovação é uma iniciativa do Inova Maranhão, programa do Governo do Estado de incentivo ao conhecimento e ao empreendedorismo. De acordo com a coordenadora do programa, Luciana Mari Tsukada, a ideia da criação do centro de tecnologia é “prover as bases para que empreendedores possam desenvolver tecnologia. Por outro lado, a ideia é preparar a nova geração para utilização de ferramentas por meio da robótica”, diz.
Além de abrigar as startups (empresas inovadoras da área de tecnologia) residentes do programa, o prédio vai ter espaços para a criação de sites, coworking (escritórios compartilhados), auditório, sala de reunião, laboratório maker, sala para incubação de empresas, sala de treinamento e locais para realização de cursos de robótica e games para crianças e adolescentes. A proposta também é que sejam realizadas todos os meses oficinas de empreendedorismo digital.
As ações são desenvolvidas de maneira articulada pelas Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Indústria e Comércio (Seinc), Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).