Home Maranhão São Luís Prédio do Centro Histórico vai virar centro de tecnologia

Prédio do Centro Histórico vai virar centro de tecnologia

Prédio do Centro Histórico vai virar centro de tecnologia

Em agosto deste ano, deve ser lançado em São Luís o Centro de Inovação, que funcionará em um prédio antigo localizado na Rua da Estrela, Centro Histórico de São Luís, que antes estava abandonado. O local irá abrigar espaços para estimular o empreendedorismo digital, a conexão entre talentos com foco na inovação tecnológica, o desenvolvimento da economia criativa e a geração de negócios sustentáveis e de impacto socioeconômico.

O Centro de Inovação é uma iniciativa do Inova Maranhão, programa do Governo do Estado de incentivo ao conhecimento e ao empreendedorismo. De acordo com a coordenadora do programa, Luciana Mari Tsukada, a ideia da criação do centro de tecnologia é “prover as bases para que empreendedores possam desenvolver tecnologia. Por outro lado, a ideia é preparar a nova geração para utilização de ferramentas por meio da robótica”, diz.

Além de abrigar as startups (empresas inovadoras da área de tecnologia) residentes do programa, o prédio vai ter espaços para a criação de sites, coworking (escritórios compartilhados), auditório, sala de reunião, laboratório maker, sala para incubação de empresas, sala de treinamento e locais para realização de cursos de robótica e games para crianças e adolescentes. A proposta também é que sejam realizadas todos os meses oficinas de empreendedorismo digital.

As ações são desenvolvidas de maneira articulada pelas Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Indústria e Comércio (Seinc), Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).