Home Notícias Educação Mais de 4 mil vagas são abertas em cursos e oficinas do Iema

Mais de 4 mil vagas são abertas em cursos e oficinas do Iema

Estão abertas as inscrições para cursos na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) e Oficinas Presenciais do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). Foram disponibilizadas 4.860 vagas entre oficinas e cursos distribuídas nas unidades de Açailândia, Alcântara, Amarante do Maranhão, Anajatuba, Axixá, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Bequimão, Caxias, Codó, Carolina, Carutapera, Chapadinha, Coroatá, Dom Pedro, Humberto de Campos, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Itinga do Maranhão, Loreto, Matões, Pedreiras, Peritoró, Pinheiro, Presidente Médici, Presidente Dutra, Presidente Vargas, Ribeirãozinho, Santa Luzia do Paruá, São Benedito do Rio Preto, São Bento, São Luís, São Matheus, Timon, Turiaçu, Vargem Grande e Vitorino Freire.

Interessados devem efetuar suas inscrições até o dia 27 deste mês no site de Secti ou no site do Iema. O candidato deve comparecer à unidade vocacional do Iema de seu município e se inscrever no curso ou oficina desejada, apresentando documentação básica (CPF, RG). Os candidatos inscritos deverão confirmar matrícula nos dias 28 a 31 de julho deste ano.

A carga horária dos cursos FICs é de 160 horas a 400 horas e das oficinas de 40 horas a 120 horas. Todos os cursos têm disciplinas com foco no empreendedorismo e no negócio para que o aluno sinta-se seguro para abrir um negócio e se inserir em uma atividade econômica. Mais informações podem ser consultadas no edital do Iema.

Municípios

As oficinas serão realizadas nas unidades vocacionais, onde são ofertados diversos cursos para cada polo. Em Açailândia, haverá curso de cuidador de pessoas com deficiência, inglês básico e corte e costura. Em Alcântara, inglês intermediário, agricultura orgânica e condutor de turismo em espaços culturais locais. Para a região dos Cocais, especificamente no município de Caxias, os cursos serão de estética, panificação e confeitaria e inglês básico.

Em Imperatriz, estão programados os cursos de silvicultura, informática básica, paisagismo e inglês básico e intermediário. Codó terá mecânico de motocicleta, estética e inglês avançado. Em Carolina, as oportunidades são para quem está interessado em obter qualificação nas áreas de preparador de doces e conservas, desenvolvedor de aplicativos para web e guia de turismo local.