A Polícia Civil instaurou um inquérito junto com o Departamento de Combate ao Crime Organizado da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), para apurar as circunstâncias da fuga registrada na Unidade Regional de Ressocialização, o antigo CDP de Pedrinhas, ocorrida no dia 21 de maio.
Os criminosos usaram explosivos do lado externo do muro que cerca a unidade para criar uma passagem, por onde 35 presos de duas celas do Pavilhão Gama conseguiram sair.
De acordo com o Superintendente da Seic, delegado Tiago Bardal, até o momento 19 detentos foram recapturados, 08 morreram em confronto com policiais e 08 continuam foragidos do complexo.
O Complexo Penitenciário de São Luís, a UPSL 6 é a única unidade prisional masculina que ainda não dispõe de Portaria Unificada e inspeção por BodyScan, a exemplo das demais que compõe o complexo carcerário.
Segundo moradores do entorno da penitenciária, os homens que ajudaram os detentos a fugir estavam com armas de grosso calibre e houve intensa troca de tiros com agentes e policiais
A polícia aguarda o término de laudos periciais para encaminhar ao Poder Judiciário.
Veja os 08 nomes que constam na lista de foragidos:
Antonio Anderson Miranda de Araújo – vulgo “Dim”
Cláudio Kelson de Sousa Rodrigues – vulgo “Kaká”
Fernando Machado Vasconcelos – vulgo “Geleia”
Pedro César Pereira Paz
Raimundo Bruno dos Santos Carvalho – vulgo “Cataquinho”
Ronaldo Mourão Teixeira
Wellington Monteiro dos Santos Alves
Thalison Henrique Rodrigues Cardoso – vulgo “Nescau