Home Notícias Educação Encontro de Gestores Escolares discute melhorias para a educação

Encontro de Gestores Escolares discute melhorias para a educação

Encontro de Gestores Escolares discute melhorias para a educação

Cerca de 160 pessoas participam do Encontro de Gestores Escolares em Imperatriz. Desde segunda-feira (17), ações promovidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estão sendo realizadas na Unidade Regional de Educação (URE), com o objetivo de avaliar as atividades pedagógicas do primeiro semestre de 2017. A ação segue até o dia 26 deste mês.

O encontro faz parte das ações do Plano Mais Ideb, cuja meta é elevar os índices educacionais do Maranhão. A ação acontece nos municípios sede de cada Unidade Regional de Educação (URE’s).

Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

A iniciativa envolve todos os gestores gerais adjuntos das escolas da rede pública estadual do Maranhão. O tema principal é a qualidade do ensino das escolas estaduais, com vistas do crescimento dos indicadores escolares.

Foram convidados os Grêmios Estudantis e a comunidade escolar por meio dos Colegiados que atuam nas unidades de ensino para participar da ação. O objetivo é que todos possam afinar as estratégias educacionais de impacto na qualidade de aprendizagem dos discentes.

Outras ações para a melhorias da educação para o segundo semestre letivo que começa na primeira semana de agosto. Na volta às aulas será a vez dos alunos conhecerem os seus resultados do 1º simulado Mais Ideb, com a correção que também será realizada em sala de aula pelos professores de Língua Portuguesa e Matemática, tirando as dúvidas e mostrando os caminhos para a resolução de questões.

Para o vice-presidente do Grêmio Estudantil, Arthur Cailam, as atividades realizadas é resultado de uma democratização. “É um ato importante porque faz com que nós, alunos, tenham uma relação com a gestão e tire o sobrecarrego dos diretores escolares, assim ficamos a par do que acontece e repassamos para os demais alunos, isso é democracia”, disse Cailam.

Ações futuras

A Prova Brasil é um dos resultados que são levados em conta no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e, a partir de 2017, também fará parte do “Boletim da escola”, tanto para escolas públicas quanto as privadas.

“A nossa grande meta para o segundo semestre é a realização da Prova Brasil que este ano será censitária, não será mais por amostragem como aconteceu nas outras versões. Também focamos no Enem pois a nossa maior preocupação nesse momento é preparar de fato nossos estudantes para que tenham um bom desempenho tanto na prova Brasil quanto no Exame Nacional do ensino médio”, disse a Gestora Regional de Educação, Orleanes Evangelista.

Segundo a gestora, tornar as ações das escolas mais eficazes ajudam diretamente no desempenho da educação do Maranhão.

“Vamos presentar para a comunidade escolar de todas as escolas o resultado do primeiro Simuladão da Ideb. Vamos analisar esses resultados, traçar estratégias para que a nossa meta, que é ter um bom resultado no Ideb e consequentemente melhorar a qualidade de educação da nossa região seja alcançada”, completou Orleanes.

Veja o cronograma da Prova Brasil 2017:

  • 27 de junho a 14 de julho: prazo de adesão das escolas privadas (encerrado)
  • Até 31 de julho: prazo para o preenchimento dos dados sobre matrícula no Censo Escolar
  • De 23 de outubro a 3 de novembro: aplicação da Prova Brasil (testes e questionários)
  • 8 de agosto de 2018: previsão da divulgação dos resultados