Home Maranhão Imperatriz Por falta de receita médica, paciente sofre sem medicamento

Por falta de receita médica, paciente sofre sem medicamento

Por falta de receita médica, paciente sofre sem medicamento

Por falta de Receita Azul, paciente de 87 anos está sem o medicamento controlado. O filho da paciente, Daniel Pereira, conta que não tem sido fácil tratá-la sem a medicação necessária. Além disso, os remédios indicados por esse tipo de receita estão em falta há meses nos postos de saúde de Imperatriz.

Receita Azul é um impresso, padronizado, na cor azul, utilizado na prescrição de medicamentos que contenham substâncias psicotrópicas

Daniel já tentou conseguir a receita em quatro unidades de saúde, no Posto dos Três Poderes, UPA Centro, Posto Milton Lopes e Hospital Municipal. Na UPA, foi-lhe informado que não podem mais receitar remédios com esta receita. No Posto Milton Lopes, a falta de médicos fez com que o filho procurasse atendimento no Hospital, mas recebeu a informação de que lá não faz esse tipo de trabalho.

“Eu só queria a receita. Não estou pedindo nada para o órgão público, só a receita para comprar o remédio da minha mãe”, diz Daniel.

O filho conta ainda que há três meses está nessa luta de não conseguir pegar a receita. No passar desse tempo, o estado de saúde da mãe do rapaz está se complicando.

“Eu vou em um lugar e eles empurram pra outro. Sei que não é só eu que está passando por esse caso”, conta ele.

A equipe de reportagem foi até o Posto de Saúde Milton Lopes para mais informações, e segundo a coordenação a única unidade responsável pela distribuição de remédios indicados na Receita Azul é o Posto Três Poderes.

De acordo com as informações de funcionários do posto responsável, atualmente estão sendo entregues apenas um remédio da categoria, sendo que o ideal seria quatro medicamentos. Ainda segundo eles, a falta está ligada à um problema de licitação.

Na manhã desta quinta-feira (20) foi solicitado nota à Prefeitura, mas até agora ela não se pronunciou sobre o caso.