Home Notícias Mais de 850 denúncias foram registradas em 2017

Mais de 850 denúncias foram registradas em 2017

De janeiro a junho deste ano, foram recebidas cerca de 850 denúncias envolvendo violência contra a pessoa com deficiência, segundo dados divulgados pelo Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Ciapd) da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA). A maioria das ocorrências estão relacionadas às violências psicológica e financeira, além da negligência.

Ainda segundo estatísticas da instituição, dos 2.069 casos atendidos em 2016, 90% dizem respeito à violação de direitos desta significativa parcela da população. Nessa terça-feira (18), representantes da rede de proteção dos direitos da pessoa com deficiência reuniram-se no auditório da DPE/MA  para discutir a formatação de uma comissão técnica de combate e enfrentamento à violência contra o segmento.

Em sua apresentação, a coordenadora do Ciapd, Lívia Carvalho, explicou que com base na articulação das instituições e entidades que farão parte da rede, a intenção é monitorar o atendimento dos casos de violência, tendo como foco a transversalidade. “Por isso, estamos definindo um calendário de ações para garantir a participação e articulação das redes da mulher, da criança e do idoso, que consideramos de suma importância para o sucesso do trabalho da comissão”, informou.

Também foi discutido durante a reunião a construção de um protocolo de intenções – um instrumento legal norteador das ações a serem executadas pela rede – que deverá ser assinado em seminário sobre a temática previsto para setembro deste ano. Ainda como deliberação, estão previstas a realização de campanhas educativas, entre os meses de setembro e dezembro, que possibilitem maior visibilidade às discussões, um dos objetivos centrais da iniciativa.