Home Maranhão Detran-MA confirma: é permitido sorrir na foto da CNH

Detran-MA confirma: é permitido sorrir na foto da CNH

Detran-MA confirma: é permitido sorrir na foto da CNH

No começo deste mês, a foto de uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) viralizou nas redes sociais. E o motivo foi muito simples: o mineiro Filipe de Oliveira Borges relatava, na publicação, o momento em que foi fazer o documento, no qual questionou funcionários do Detran que pediram para que não sorrisse. Após muita insistência, Filipe enfim conseguiu convencer as pessoas no local a exibir seu sorriso no documento.

Nos dias seguintes, milhares de pessoas compartilharam o relato dele, concordando com a dúvida do mineiro e levantando a questão: enfim, pode ou não pode sorrir na foto da CNH?

Em matéria, a revista Exame aponta que cada órgão pode decidir se é permitido sorrir no documento em questão, já que não há lei específica sobre o assunto. O Detran-SP, por exemplo, lançou a campanha “Vai ter sorrisão pra CNH sim!”, com a hashtag #CNHlacradora.

Em nota, o Detran-MA confirmou que em terras maranhenses também não é proibido sorrir no documento, desde que a gesticulação facial não seja exagerada. Segundo o órgão, é preciso atentar para isso, já que se trata de um documento de identificação.

A nota também enfatiza que existem outras restrições de vestimenta no momento de tirar a foto da CNH: “O Detran esclarece, ainda, com base na Resolução 598/16 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão que legisla sobre a forma como a foto da CNH deve ser tirada, que é proibido o uso de bonés, chapéus, óculos ou qualquer peça de vestuário que cubra parte do rosto. Também é obrigatório a pessoa ficar de frente e é vetada qualquer mancha, retoque ou alteração posterior na foto.”