HomeNotíciasEducação Candidatos podem entregar documentos a partir de hoje

Candidatos podem entregar documentos a partir de hoje

A partir desta segunda-feira (17), candidatos aprovados ao Programa Universidade Para Todos (Prouni) devem se dirigir à instituição de ensino almejada para entregar a documentação necessária que comprove as informações prestadas na ficha de inscrição. O prazo para a entrega da documentação vai até amanhã.

É de responsabilidade do candidato verificar, na instituição, os horários e o local de comparecimento para a aferição das informações. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, na reprovação do candidato.

A decisão quanto aos documentos a serem apresentados cabe ao coordenador do Prouni. Ele pode pedir qualquer tipo de documento, em qualquer caso, qualquer que seja o tipo de atividade, como contas de gás, condomínio, comprovantes de pagamento de aluguel ou prestação de imóvel próprio, carnês do IPTU, faturas de cartão de crédito e quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas a qualquer membro do grupo familiar.

Os candidatos devem apresentar um documento que comprove sua identidade e a dos membros do seu grupo familiar, podendo ser ele a Carteira de Identidade fornecida por órgãos de segurança pública das unidades da Federação; a Carteira Nacional de Habilitação, novo modelo, no prazo de validade; uma Carteira funcional emitida por repartição pública ou por órgãos de classe de profissionais liberais, com fé pública reconhecida por decreto; a Identidade militar, expedida pelas Forças Armadas ou forças auxiliares para membros ou dependentes; o Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), quando for o caso; um Passaporte emitido no Brasil ou Carteira do Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Devem também apresentar comprovantes de residência, como uma conta de água, gás, energia elétrica ou telefone (fixo ou móvel); um contrato de aluguel em vigor, com firma do proprietário do imóvel reconhecida em cartório, acompanhado de um dos comprovantes de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel; uma declaração do proprietário do imóvel que confirme a residência, com firma reconhecida em cartório, também acompanhada de um dos comprovantes de contas diversas; a Declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF); Um demonstrativo ou comunicado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou da Receita Federal do Brasil (RFB); um Contracheque emitido por órgão público; um boleto bancário de mensalidade escolar, de mensalidade de plano de saúde, de condomínio ou de financiamento habitacional; uma fatura de cartão de crédito; um extrato ou demonstrativo bancário de outras contas, correntes ou de poupança, ou de empréstimo/aplicação financeira; um extrato do FGTS ou um carnê do IPTU ou do IPVA.

Cabe aos candidatos também comprovar renda própria e dos integrantes do grupo familiar, referentes a pessoas físicas e a eventuais pessoas jurídicas vinculadas. Para comprovação da renda, devem ser apresentados documentos conforme o tipo de atividade, sendo que para cada atividade, há uma ou mais possibilidades de comprovação de renda. A documentação detalhada para comprovação de renda pode ser consultada no site do Prouni.