Home Notícias Saúde Criança de um ano passa por cirurgia para reverter surdez

Criança de um ano passa por cirurgia para reverter surdez

Criança de um ano passa por cirurgia para reverter surdez

Nesta sexta-feira (14), foi realizada, pela primeira vez no Maranhão, a primeira cirurgia de implante coclear, popularmente conhecido como ouvido biônico, simultaneamente nos dois ouvidos. O pequeno Renato, de 1 ano, será o primeiro paciente a colocar o aparelho no estado. A cirurgia durou quatro horas e foi um sucesso. Após a cirurgia, a expectativa é que o paciente desenvolva a fala e a escuta normalmente.

Segundo a Dr.ª Aline Gomes Bittencourt, otorrinolaringologista do Hospital São Domingos e uma das profissionais responsáveis pela intervenção, o procedimento é indicado para pacientes que têm surdez profunda nos dois ouvidos e que não respondem ao uso do aparelho auditivo convencional. “Dessa forma, é necessário utilizar um aparelho mais potente, que é o implante coclear. Ele fará a estimulação direta do nervo da audição, que enviará direto para o cérebro”, explica.

Inédito no Maranhão

A especialista afirma que o procedimento demorou a ser realizado no Estado devido a falta de uma equipe capacitada para fazer a cirurgia. “Para a realização da cirurgia é necessária a presença de dois otorrinolaringologistas, que seremos eu e o Dr. Patrick Burke. Também teremos o apoio da Dr.ª Érica Caldas, fonoaudióloga especialista em audiologia, que fará o exame intra operatório. Ela verá se o feixe de eletrodos do implante está com o posicionamento correto e testará o nervo auditivo para avaliar se ele já demonstra alguma resposta a estimulação durante a cirurgia”, destaca.

Benefícios

A médica ressalta que a prótese é a mais potente do mercado, sendo considerada o padrão ouro para tratamento da surdez profunda. “O implante devolve ao paciente a audição que ele não possuía. Esse paciente que vamos operar tem 1 ano e um mês e nasceu surdo. A causa da surdez não foi descoberta, apesar de ele ter feito todos os exames. Através da cirurgia do implante coclear  esperamos que ele consiga estabelecer uma audição normal nos dois ouvidos, além da comunicação de forma comparável a de uma criança da idade dele sem qualquer problema auditivo”.