Apenas no primeiro semestre desse ano, mais de 20 mil pés de maconha foram destruídos pelo 10º Batalhão de Polícia Militar, que atua em 12 municípios da Baixada Maranhense e tem sede em Pinheiro. Neste mesmo período, foram apreendidas 114 armas de fogo e recuperados 60 veículos roubados.
O balanço divulgado pela PM também aponta que foram conduzidas 834 pessoas ao Distrito Policial das quais 382 foram autuadas em flagrante delito.
Segundo o Atlas da Violência 2017, elaborado pelo IPEA e FBSP, a quantidade de homicídios no Brasil foi 28,9 para cada grupo de 100 mil habitantes e no Maranhão, foi de 35,3. Em toda a região da baixada maranhense, 12 municípios com 354 mil habitantes, considerando o período de janeiro a junho deste ano, a taxa de homicídio está em 14,4 por 100 mil habitantes; isso mostra que há um prognóstico estatístico de que a região do 10º BPM está cumprindo o seu papel constitucional de mantenedor da ordem, considerando os índices criminais abaixo das médias estaduais e nacionais.
Segundo tenente coronel Diniz, comandante do 10° BPM, uma das principais causas de crimes violentos no país passa pela quantidade de armas em circulação e o fácil acesso às drogas. Nesse sentido, ressalta o Oficial, o 10° BPM vem desenvolvendo um trabalho considerável, uma vez que tem implementado ações que visam a abordagem pessoal e em veículos, contribuindo assim para o grande número de armas retiradas de circulação e drogas apreendidas e destruídas. Certamente, a ação dos bravos Guerreiros da Baixada tem evitado a ocorrência de vários crimes na região, principalmente na inibição do número de homicídios, conclui o comandante do 10º BPM.