HomeCultura Professor maranhense lança livro “Contos para Insônia”

Professor maranhense lança livro “Contos para Insônia”

Professor maranhense lança livro “Contos para Insônia”

Nessa quinta-feira, 13, Marcelo Pagliosa, professor de Licenciatura em Estudos Afro-Brasileiros na UFMA, lança o livro “Contos para Insônia”, publicado pela editora 7 Letras. A obra, lançada recentemente na livraria Ler Devagar, em Lisboa, Portugal, reúne 59 textos curtos, escritos nos últimos cinco anos por Pagliosa. A solenidade de lançamento ocorre às 19h, na Livraria Poeme-se, no Centro Histórico.

São Luís é apenas a primeira de uma série de cidades nas quais o escritor vai lançar a obra. Até o final do ano, a obra chegará a São Paulo (SP), Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Paraty (RJ), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Garanhuns (PE) e Cascavel (PR).

O professor declarou estar ansioso pelo lançamento da obra, que faz parte de mais uma edição do projeto Vozes, Vinhos e Vinis, realizado mensalmente na livraria Poeme-se. “Não vejo a hora de poder apresentá-lo [o livro] aos maranhenses, terra de grandes escritores. Faço questão de começar essas andanças literárias na Ilha Encantada”, enfatizou.

O prefácio de “Contos para Insônia” é especialmente assinado pelo poeta pernambucano e organizador da Balada Literária de São Paulo, Marcelino Freire, que faz uma afirmação sobre os contos: “O melhor dos contos curtos é o fim. Porque é aí que os contos começam. No nosso juízo. O que falta a gente inventa. O leitor dá, ao final de cada urgente narrativa, o ar da graça. Ou da desgraça. Vira cúmplice. Parceiro autoral, entre etecetera e tal. Comparsa do crime. Sombra e testemunha”.

Marcelo Pagliosa esteve na capital portuguesa, local onde o livro foi inicialmente lançado, entre julho de 2016 e abril de 2017, dialogando com autores portugueses e de diversos países africanos e participando de eventos literários, além de fazer pós-doutorado em História da África na Universidade de Lisboa.