Home Notícias Educação Iema abrirá 30 vagas em curso técnico de cinema

Iema abrirá 30 vagas em curso técnico de cinema

Nesta quarta-feira (12), às 17h,  será lançado edital para o Curso Técnico em Cinema ofertado pela Escola de Cinema do Maranhão – unidade vocacional do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), na Praia Grande. O edital do processo seletivo para preenchimento de 30 vagas será lançado durante evento com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jhonatan Almada.

Na ocasião também será entregue ao diretor de fotografia, Afonso Beato, o título de Professor Honoris Causa do Iema. Afonso Beato tem o trabalho reconhecido nacional e internacionalmente e está sendo homenageado na primeira edição da Mostra Internacional de Cinema de São Luís.  O curso tem como objetivo promover a formação profissional de jovens e adultos articulada às demandas dos setores produtivos locais e regionais e contribuir para o acesso de jovens e adultos ao mercado de trabalho mediante a formação profissional técnica.

O curso é gratuito, bem como a inscrição, que pode ser feita no site da Secti. Podem participar candidatos com idade mínima de 18 anos e com diploma de conclusão do ensino médio. O Curso Técnico em Cinema é oferecido na modalidade presencial e tem carga horária de, no mínimo, 800 horas. Os detalhes sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital.

O preenchimento das vagas se dará em duas etapas. A primeira considerará a maior nota obtida por meio da soma das notas atribuídas nas disciplinas de matemática, língua portuguesa e estrangeira e na carta de intenção (explicação dos motivos e expectativas em relação ao curso, justificativa e objetivo e experiências relacionadas à área). Nesta etapa serão selecionados 90 candidatos que participarão da segunda etapa. A segunda etapa de seleção para o ingresso no curso dar-se-á por meio de produção de análise crítica de obra cinematográfica (curta-metragem) a ser realizada presencialmente pelo candidato.