Home Maranhão São Luís Novos procuradores do Estado tomam posse nesta segunda (3)

Novos procuradores do Estado tomam posse nesta segunda (3)

Trinta novos procuradores de Estado Segunda Classe tomam posse nesta segunda-feira (3), em cerimônia no auditório do Palácio Henrique de La Rocque. O ato completa concurso público, anunciado no início da gestão Flávio Dino e executado entre o segundo semestre de 2016 e primeiro semestre de 2017.

Os novos procuradores vão ocupar 30 vagas que estavam ociosas, muitas delas após a aposentadoria de outros procuradores. Além da efetivação, o concurso também vai formar cadastro de reserva.

O concurso, que reduz defasagem na Procuradoria Geral do Estado – órgão que desde 2003 não passava por um seletivo para reforço no quadro funcional –, foi autorizado pelo Governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), e organizado pela Fundação Carlos Chagas, como forma de fortalecer as carreiras típicas de Estado.

O interesse pelo concurso foi grande, com 5.949 candidatos inscritos, vindos de todos os cantos do país. A primeira fase foi de provas objetivas, aplicadas no dia 4 de setembro de 2016. A segunda etapa foi de provas escritas subjetivas (quatro questões discursivas mais a montagem de um parecer ou peça jurídica), aplicadas no dia 13 de novembro de 2016. Nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro deste ano, foram aplicadas as provas orais. A análise de currículo e títulos foi a última fase do concurso. Todas as etapas tiveram caráter eliminatório e classificatório.

Após a análise de currículo e títulos, saiu o resultado final, que colocou pouco mais de 100 candidatos na lista de aprovados. No dia 2 de maio, o governador Flávio Dino nomeou os 30 melhores posicionados na classificação. A nomeação foi assinada pelo governador e pelo secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares.

INFORMAÇÕES DESTACADAS

Há treze anos aconteceu o último concurso

R$ 19.955,40 – vencimento mensal de procurador de estado

Objetivo do concurso – destinado a bacharéis em Direito com inscrição devidamente comprovada na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o certame preenche 30 vagas na PGE-MA e forma cadastro de reservas

Validade – dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Exigências – no ato da posse, os novos procuradores devem apresentar a comprovação de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outras contidas na lei.