Trabalhadores portuários de São Luís, iniciaram logo no início da manhã desta sexta-feira (30), uma paralisação na entrada do Porto Itaqui. A manifestação que ocorre em todo o país, tem como objetivo chamar a atenção do poder federal em relação as reformas da Previdência e Trabalhista, que podem acarretar em prejuízos ao trabalhadores.
De acordo com o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, as refomas propostas pelo governo federal trazem riscos trabalhadores e para o país. “Não vai ter geração de emprego, vai ter bico institucionalizado. Vai ser o fim do emprego formal, que garante direitos conquistados, como férias e décimo terceiro salário”, diz Freitas.
A primeira greve geral ocorreu no dia 28 de abril, quando trabalhadores de várias categorias pararam em diversas cidades do país. Na ocasião, houve bloqueio de vias e rodovias e confronto entre policiais e manifestantes.