Home Cultura Exposição que une tecnologia e biodiversidade chega a São Luís

Exposição que une tecnologia e biodiversidade chega a São Luís

Exposição que une tecnologia e biodiversidade chega a São Luís

Nesta sexta-feira (29), chega pela primeira vez a São Luís a Conexão Estação Natureza, exposição interativa que traz a tecnologia como forma de sensibilizar as pessoas para a importância da biodiversidade brasileira. Gratuita e acessível a portadores de necessidades especiais, a exposição estará na praça de eventos do Shopping da Ilha até o dia 13 de julho.

Buscando mobilizar as famílias e as crianças para um contato maior com a natureza, a exposição oferece aos participantes recursos tecnológicos que permitem experiências sensoriais e interativas, que podem ser vividas de forma conjunta.

Tecnologia nas mais diferentes formas

Está tudo conectado: essa é a grande mensagem da Conexão Estação Natureza. E para que as pessoas possam experimentar essa ideia foram desenvolvidas diversas estações, sendo a principal delas a Estação Conexão. Nela, está um cinema sensorial de seis telas dispostas em 360 graus, que é uma verdadeira imersão em paisagens naturais. Enquanto as pessoas assistem ao vídeo e aprendem como estão conectadas ao meio ambiente, também podem sentir o vento, o calor, a chuva e aromas diversos da natureza.

Em outros momentos, as mudanças climáticas são o foco. A Estação Conservação na Prática – motion by hands – permite que as pessoas utilizem suas mãos em cima de uma tela, sem precisar tocá-la, e interajam nas diversas fases de um jogo sobre o assunto. “As alterações do clima e suas consequências para a sociedade são o foco dessa atividade.

Além disso, foi desenvolvida uma espécie de enciclopédia sobre o ecossistema marinho e as seis grandes regiões naturais brasileiras, chamadas de biomas: Amazônia, Pantanal, Pampa, Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado. Em um mapa ‘touch’, os visitantes poderão acessar informações sobre fauna, flora, características, aspectos culturais, grau de ameaça de espécies, entre outras, dessas regiões.

Já na Estação Belezas Naturais, a tecnologia fica por conta dos óculos rift de realidade virtual. Nesse ponto, os participantes fazem uma viagem virtual até a Reserva Natural Salto Morato, mantida pela Fundação Grupo Boticário e localizada no litoral do Paraná e, dentro do maior trecho contínuo de Mata Atlântica do País.

Na Estação Guardiões da Natureza, o recurso utilizado é o Kinect, uma das mais interativas plataformas de games, na qual os personagens do jogo repetem na tela os movimentos realizados pelos participantes. A diferença é que o jogo será sobre serviços ambientais e deverá explorar a diversão do trabalho em equipe e em família.

Outra atração é a Estação Power Station, estação composta por três bicicletas “inteligentes” que, ao serem pedaladas, geram energia limpa para carregar celulares. Além disso, durante os exercícios, o público também pode conferir o ranking de pedaladas por cidades por onde a exposição já passou, distância percorrida, entre outros dados. O principal objetivo dessa estação é mostrar aos visitantes como algumas ações rotineiras podem contribuir para reduzir a mudança climática no planeta.

Por fim, ao chegar na Estação Eu Curto, o visitante se depara com uma área dedicada à pesquisa inédita desenvolvida para avaliar o grau de sensibilização. Com base nas respostas é possível saber se a pessoa não entendeu o conteúdo; se ela compreendeu, mas não está sensibilizada; ou se assimilou que está conectada e desenvolveu algum tipo de sentimento com relação à temática. “Este espaço avalia o nível de interação e entendimento dos participantes com a experiência da mostra. Essa pesquisa é extremamente importante para entendermos de que forma estamos contribuindo com informações e conhecimento à população”, explica Thaís.

Para fechar, representando a conexão entre as pessoas e a natureza, há uma a escultura de um boto-cor-de-rosa com seus filhotes, criada a partir de arames, fios e tecidos artesanais.

Desde o seu lançamento, em 2015, o Conexão Estação Natureza teve 19 passagens por 15 cidades brasileiras, atingindo mais de oito milhões pessoas.

SERVIÇO

Exposição Conexão Estação Natureza

Data: de 29 de junho a 13 de julho

Local: Praça de Eventos do Shopping da Ilha

Endereço: Av. Daniel de La Touche,987 – Cohama, São Luis – MA

Horários: De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 14h às 21h.

Classificação: Livre

Entrada gratuita