O prazo para os jovens que completam 18 anos em 2017 e ainda não fizeram o alistamento militar termina no dia 30 de junho. Em Imperatriz, a inscrição precisa ser feita na Junta Militar, localizada no estádio Frei Epifânio d’Abadia. O alistamento é obrigatório e a não realização acarreta em vários prejuízos com documentação.
Os documentos necessários para o alistamento são: Certidão de Nascimento ou equivalente (identidade, Carteira de Habilitação ou de trabalho), comprovante de residência, foto 3×4 recente, de frente e sem retoques. No caso de ser naturalizado, o interessado deve levar a prova de naturalização ou certidão do termo de opção. O brasileiro residente no exterior em idade de alistamento deve se dirigir à representação consular (Consulado ou Embaixada) mais próxima e realizar o alistamento. Assim que retornar ao Brasil, deverá procurar uma Junta de Serviço Militar.
“O alistamento é obrigatório para todos os jovens do segmento masculino. Quem não se alistar vai estar em débito com o serviço militar”, afirmou o sub comandante do 50º BIS, Major Frederico.
Quem não realiza o processo fica impedido de tirar passaporte, entrar no serviço público ou ser matriculado em instituição de ensino. Além disso, o jovem terá de pagar multa que varia de acordo com a quantidade de dias de atraso.
Após o alistamento, será anotado ou anexado no verso do Certificado de Alistamento Militar (CAM) a data de retorno à Junta de Serviço Militar, para que o jovem possa tomar conhecimento quanto à apresentação na seleção geral ou à dispensa do Serviço Militar.
O pré alistamento pode ser feito ser feito pela internet no seguinte site: http://www.alistamento.eb.mil.br/