Neste sábado (24), será finalizada a programação do Balaio de Sotaques 2017 no Sesc Turismo (Olho D’ Água), que vem trazendo apresentações diversas para a capital, com início sempre às 19h. A entrada é franca, mas é sugerido que os visitantes doem 1 kg de alimento não perecível para o Mesa Brasil, iniciativa do Sesc pelo combate da fome há mais de dez anos no Maranhão.
O Balaio de Sotaques abre a última noite de programação na Unidade com o chamego do grupo Forró Xote e Baião. Em seguida, o público vai dançar e apreciar o ritmo do maior símbolo do São João maranhense: o Bumba-Meu-Boi. O primeiro a entrar na quadra, às 20 horas, é o Boi Rama Santa, de sotaque de costa de mão, que está homenageando o padroeiro das cidades de Cururupu e São João Batista. O espetáculo transborda cores, brilhos, alegria e muitas toadas que prometem encantar a todos.
Em seguida, às 21 horas, o Boi Linda Jóia de Jacareí deixa a marca dos sotaques da baixada maranhense. Formado pelos moradores da comunidade de Jacareí e adjacências, o grupo foi criado em 1951 no município de Monção e envolve idosos, adultos, jovens e crianças.
Às 22h é a vez do Boi de Axixá, que está em festa pelo aniversário de 100 anos da cidade que dá nome ao grupo, que também é um dos precursores do sotaque de orquestra no Maranhão. E encerrando a edição 2017 no Sesc Turismo, o Boi de Maracanã, com mais de 100 anos de história, promete levantar o público com o tradicional som das matracas. O grupo é comandado atualmente por Humberto Filho, Ribinha e Teteco, filhos do saudoso Humberto de Maracanã. Desde a sua fundação, o Boi de Maracanã vem promovendo a inclusão social, a valorização da família e a identidade cultural.
Programação
24.06 (sábado)
19h às 23h – Forró Xote e Baião
20h – Boi Rama Santa (CM)
21h – Boi Linda Jóia de Jacareí (B)
22h – Boi de Axixá (O)
23h – Boi de Maracanã (M)