Home Cultura São João Arraial Balaio de Sotaques divulga atrações dos últimos dias de festejo

Arraial Balaio de Sotaques divulga atrações dos últimos dias de festejo

Arraial Balaio de Sotaques divulga atrações dos últimos dias de festejo

Neste sábado (24), será finalizada a programação do Balaio de Sotaques 2017 no Sesc Turismo (Olho D’ Água), que vem trazendo apresentações diversas para a capital, com início sempre às 19h. A entrada é franca, mas é sugerido que os visitantes doem 1 kg de alimento não perecível para o Mesa Brasil, iniciativa do Sesc pelo combate da fome há mais de dez anos no Maranhão.

O Balaio de Sotaques abre a última noite de programação na Unidade com o chamego do grupo Forró Xote e Baião. Em seguida, o público vai dançar e apreciar o ritmo do maior símbolo do São João maranhense: o Bumba-Meu-Boi. O primeiro a entrar na quadra, às 20 horas, é o Boi Rama Santa, de sotaque de costa de mão, que está homenageando o padroeiro das cidades de Cururupu e São João Batista. O espetáculo transborda cores, brilhos, alegria e muitas toadas que prometem encantar a todos.

Em seguida, às 21 horas, o Boi Linda Jóia de Jacareí deixa a marca dos sotaques da baixada maranhense. Formado pelos moradores da comunidade de Jacareí e adjacências, o grupo foi criado em 1951 no município de Monção e envolve idosos, adultos, jovens e crianças.

Às 22h é a vez do Boi de Axixá, que está em festa pelo aniversário de 100 anos da cidade que dá nome ao grupo, que também é um dos precursores do sotaque de orquestra no Maranhão. E encerrando a edição 2017 no Sesc Turismo, o Boi de Maracanã, com mais de 100 anos de história, promete levantar o público com o tradicional som das matracas. O grupo é comandado atualmente por Humberto Filho, Ribinha e Teteco, filhos do saudoso Humberto de Maracanã. Desde a sua fundação, o Boi de Maracanã vem promovendo a inclusão social, a valorização da família e a identidade cultural.

Programação

24.06 (sábado)

19h às 23h – Forró Xote e Baião

20h – Boi Rama Santa (CM)

21h – Boi Linda Jóia de Jacareí (B)

22h – Boi de Axixá (O)

23h – Boi de Maracanã (M)