Home Cultura Livro que reúne obras fotográficas de jovens surdos é lançado hoje

Livro que reúne obras fotográficas de jovens surdos é lançado hoje

Livro que reúne obras fotográficas de jovens surdos é lançado hoje

Nesta sexta-feira (16), às 19h30, será lançado o livro “Impressão do Silêncio”, resultado do projeto de mesmo nome que reuniu 15 jovens surdos para produzir obras fotográficas, aprendendo a registrar imagens sob diversas perspectivas, linguagens e temas, recebendo orientações também sobre captação e edição de imagens. O lançamento acontece no hall do cinema no Shopping da Ilha.

A iniciativa é da fotógrafa Veruska Oliveira, que tem como objetivo contribuir com a mudança de situações de preconceitos e dificuldades vividas por esses jovens para conseguirem ingressar no mercado de trabalho, pensando no uso da fotografia como instrumento de inclusão social. “Eu trabalhava com jovens surdos na criação de apostilas de libras e me encantei pela capacidade deles de criar e se concentrar. Então nasceu a ideia do projeto e de mudar o quadro de preconceito das cenas que presenciei”, afirma Veruska.

Foram selecionados jovens de São Luís, Alcântara, São José de Ribamar e Raposa que participaram do projeto. Além do livro, também acontece a exposição das obras, que está acontecendo também no hall do cinema no Shopping da Ilha entre 15 de junho e 15 de julho.

O projeto recebeu o suporte do edital de seleção de projetos esportivos e culturais, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Confira abaixo algumas das fotos tiradas pelos participantes do projeto: