Home Maranhão Imperatriz Inscrições para “Condutor de Veículos de Emergência” encerram esta semana

Inscrições para “Condutor de Veículos de Emergência” encerram esta semana

Inscrições para “Condutor de Veículos de Emergência” encerram esta semana

As inscrições para o curso “Condutor de Veículos de Emergência” seguem até as 17h desta sexta-feira (16), e podem ser realizadas no prédio do SEST/SENAT, em Imperatriz. O início das aulas está previsto para a segunda-feira (19). Com a carga horária de 50 horas, o custo é de R$180 reais para a comunidade em geral. É gratuito apenas para os trabalhadores do transporte.

Para os que trabalham na área é necessário levar a documentação que comprove o vínculo empregatício com a empresa de transportes, junto com os documentos pessoais e comprovante de endereço. No caso dos autônomos, apenas levar o documento comprobatório de autônomo, os pessoais e estar com o cadastro em dias do SEST/SENAT. E quanto a comunidade, é necessário levar os documentos pessoais e o comprovante de endereço.

Para as pessoas que desejam ingressar nessa carreira, a realização desse curso é de caráter obrigatório, segundo a própria regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O Curso de Condutores de Veículos de Emergência tem a finalidade de capacitar profissionais para atuar na área de transporte, mas com um diferencial, os transportes são de emergência. Esses veículos são os automotores instituídos pelos poderes públicos para determinados fins, como policiamento, socorro de incêndio, salvamento, fiscalização de trânsito e as ambulâncias.

O instrutor do curso, Jonas Vieira, explica a metodologia do curso:

“Esse curso de transporte de emergência é para que o aluno conheça a legislação relacionado a veículo de emergência. Esses veículos tem algumas prerrogativas e prioridades de circulação, como parada e estacionamento. Tem essas prioridades, mas sempre levando em consideração que os veículos devem estar devidamente em identificados com luzes vermelhas e alarmes sonoros”, explica o instrutor.

Além disso, o curso ajuda na melhor forma de tratar as pessoas que precisam de atendimento rápido.

“Esse curso é de suma importância para a preparação e desenvolvimento do profissional, tanto para quem já está na área ou para quem pretende ingressar, e também para quem por ventura quer ampliar seu currículo”, diz a coordenadora do SEST/ SENAT, Cristiane Procópio.