Home Cultura São João Dia de Santo Antônio: saiba quem foi o Santo Casamenteiro

Dia de Santo Antônio: saiba quem foi o Santo Casamenteiro

Dia de Santo Antônio: saiba quem foi o Santo Casamenteiro

No dia 13 de junho as igrejas do santo casamenteiro ou que têm sua imagem irão receber a visita de milhares de fieis do santo. Muitas pessoas vão para agradecer o amor encontrado e reforçar os laços de amor e carinho. Outras pessoas vão para pedir um novo amor, pois ainda estão sozinhas, mas não perderam a fé de encontrar seu amor verdadeiro.

Santo Antônio nasceu a 15/08/1195 em Lisboa e faleceu a 13/06/1231 em Pádua.Sua especialidade é arrumar marido. É conhecido como santo casamenteiro e padroeiro dos namorados. Segundo a lenda, duas moças não tinham dinheiro para o dote, e portanto não conseguiam arranjar marido para casar. Santo Antônio teria jogado um saquinho de moedas pela chaminé das duas moças desamparadas. Este episódio teria dado origem à sua fama de ajudar as moças a encontrarem marido.

Entre as inúmeras simpatias que cercam o santo, uma delas é escrever vários nomes em pedaços de papel, enrolá-los e os colocar em um recipiente com água. Na manhã do dia 13 de junho, o que estiver aberto mostra o nome do rapaz. Outra versão é colocar os papéis debaixo do travesseiro. Quando acordar, a moça deve retirar um deles e saberá a resposta. Tirar o menino Jesus da imagem de Santo Antônio e só devolvê-lo após conseguir um companheiro, além de cozinhar o santo são outros “castigos” para convencer o santo a ajudar os devotos.