Home Notícias Saúde Campanha de doação de sangue é lançada nesta quarta-feira

Campanha de doação de sangue é lançada nesta quarta-feira

Campanha de doação de sangue é lançada nesta quarta-feira

Na manhã desta quarta-feira (14), por volta das 9h, será lançada a Campanha ‘Santo Doador – sua atitude faz milagres’. A mobilização, realizada no Dia Mundial do Doador de Sangue, pretende sensibilizar doadores e reforçar os estoques de bolsas de sangue, que sofrem baixas no período junino. A campanha será lançada pela Secretaria de Estado da Saúde, no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar).

Na campanha de 2016, o Hemomar atendeu 3.242 doadores, com coleta de 2.607 bolsas. Este ano, a mobilização pretende garantir o aumento de 10% em relação ao ano passado, por isso, entre os dias da Campanha, de 14 a 28 de junho, os profissionais da unidade realizarão também a coleta externa em parceria com empresas, intuições religiosas e órgãos públicos.

Além do Hemomar, participam da campanha os sete Núcleos de Hemoterapia localizados nas cidades de Imperatriz, Balsas, Santa Inês, Caxias, Pedreiras, Pinheiro e Codó. Na capital, os interessados podem se dirigir a sede do Hemomar, localizada na Rua Cinco de Janeiro, no bairro da Jordoa. A unidade funciona de segunda a sexta, de 8h às 18h, e aos sábados, de 8h às 12h.

O doador voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos de idade, os menores de 18 precisarão apresentar o consentimento do responsável para realizar o ato. O doador também precisa estar em boas condições de saúde e ter peso mínimo de 50 Kg. Entre uma doação e outra é necessário respeitar o intervalo para reposição de ferro pelo organismo, mulheres devem aguardar 120 dias, nos homens o período compreende 90 dias.