HomeMaranhão Audiência sobre revisão tarifária da Cemar pode ser suspensa

Audiência sobre revisão tarifária da Cemar pode ser suspensa

Ofício encaminhado pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) solicitou suspensão da audiência pública marcada para esta quarta-feira (14), onde seria definida a revisão tarifária periódica da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), controlada pela Equatorial Energia.

Os cálculos do órgão apontam para um aumento médio de 19,05% para consumidores residenciais e de 17,82% para as indústrias. Atualmente a energia paga pelos maranhenses é a 16º mais cara dentre as 63 concessionárias que atuam no país.

No ofício, o Governo do Estado, por meio da Seinc, solicita que sejam viabilizados o amplo acesso ao teor dos documentos que dão base ao reajuste, não só à Seinc, mas também a toda a população. Outro ponto destacado pela Seinc é que, até o momento, a Aneel ainda não divulgou o local e o horário da audiência, o que inviabiliza a participação das diversas regiões do estado.

Além disso, foi solicitada uma reunião para tratar sobre a audiência, para informar os órgãos públicos sobre informações técnicas pertinentes ao documento, que possam subsidiar uma análise prévia em busca de alternativas de interesse público relevante.