HomeMaranhãoAlcântara Roda de conversa debate papel das mulheres na Festa do Divino

Roda de conversa debate papel das mulheres na Festa do Divino

Roda de conversa debate papel das mulheres na Festa do Divino

Como parte da programação do Projeto Divina Hospitalidade 2017, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Alcântara realizou, no dia 1º, a Roda de Conversa ”Um olhar sobre o feminino da Festa do Divino”. Durante a atividade, foi discutido o protagonismo das mulheres na organização, preparação e envolvimento nos principais ritos do festejo, um dos mais tradicionais do Estado. Participaram da atividade pesquisadoras e mulheres que organizam ou já organizaram a festa.

O evento aconteceu no auditório do Campus Alcântara e teve a abertura feita pelo toque de caixas das animadoras mais ilustres do festejo: as caixeiras e bandeirinhas da Festa do Divino Espírito Santo. Com um belo repertório, elas mostraram um pouco da riqueza cultural do festejo.

Para o debate, foram convidadas a Mordoma Baixa da Festa do Divino Espírito Santo de Alcântara em 2016, Ernestina Bouéres, graduanda em Gestão de Turismo pelo IFMA; a antropóloga Cláudia Rejane Martins Gouveia, da Secretaria de Estado da Mulher (Semu); a professora doutora Herli de Sousa Carvalho, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que desenvolve o Projeto ALMA/ Grupo de Pesquisa Memórias, Diversidades e Identidades Culturais. As discussões foram moderadas pela professora mestra Abmalena Santos Sanches (IFMA). Alunos, servidores e pessoas da comunidade participaram das discussões.

Projeto Divina Hospitalidade

O IFMA Campus Alcântara realizou este ano, durante a Festa do Divino Espírito Santo, a 9ª edição do Projeto Divina Hospitalidade. Por meio da iniciativa, os alunos do IFMA ajudam a recepcionar os turistas que lotam a cidade nessa época do ano, por causa das comemorações do festejo. Alunos e professores da instituição montaram postos de recepção a turistas e exposições, entre outras atividades.