HomeMaranhãoSão Luís Placa da estátua de Benedito Leite de 1918 é recuperada

Placa da estátua de Benedito Leite de 1918 é recuperada

Placa da estátua de Benedito Leite de 1918 é recuperada

A placa integrante da estátua em homenagem à Benedito Leite datada de 1918 roubada na madrugada desta quarta-feira (7) foi encontrada na tarde de hoje (2). A placa estava escondida em local próximo ao Museu Artístico e Histórico do Maranhão, na Rua do Sol. A hipótese das Companhia de Policiamento e de Turismo e Delegacia do Turismo, que investigaram o crime conjuntamente, é de que a placa teria sido roubada por moradores de rua. A placa foi encontrada sem danos.

O monumento havia sido perdido há mais de sete dias, mas só na quarta-feira (7) sua ausência foi registrada nas polícia, que se engajou em sua busca. Os bandidos haviam serrado a estrutura e utilizaram instrumentos como um “pé de cabra” para cometer o crime.

De acordo com o presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (FUMPH), Aquiles Andrade, o objetivo da prefeitura é preservar a placa original e usar uma réplica em seu lugar. O presidente acrescentou ainda que a placa original será exibida em exposições.

O sub-prefeito Fábio Farias, responsável pela região do Centro Histórico de São Luís, temia que o monumento histórico de bronze fosse derretido. Ele comentou ainda que “É uma tristeza porque quando se perde um monumento histórico, se perde uma parte da identidade da cidade”.

Um boletim de ocorrência foi registrado e a polícia esteve engajada nas buscas pelo artefato, que é parte de um monumento histórico tombado como patrimônio mundial.

A Praça Benedito Leite, localizada no Centro de São Luís, passa por uma reforma e ganha requalificação dos jardins.

Benedito Leite foi governador do Maranhão, de 1 de março de 1906 a 25 de maio de 1908.

Placa de bronze de estátua de Benedito Leite roubada.