Home Brasil Nordeste é 2ª região com mais jovens alistados no exército

Nordeste é 2ª região com mais jovens alistados no exército

Nordeste é 2ª região com mais jovens alistados no exército

O prazo para o alistamento militar de 2017 termina no próximo dia 30 de junho e  aproximadamente 1,3 milhão de rapazes brasileiros já iniciaram o processo, sendo 27,7% deles nordestinos. O Nordeste está em segundo lugar na lista de regiões com maior número de jovens alistados. Em primeiro lugar está o Sudeste e, em terceiro, o Sul, com 14,4%.

Atrás, estão a Região Centro-Oeste, com 9% dos alistados, e a Norte, com 7,6%. Cerca de 42,5% dos rapazes que fizeram alistamento tem Ensino Fundamental completo. São 54,6% os que têm ensino médio e apenas 2,8% possuem superior completo.

Segundo a Seção de Serviço Militar do Ministério da Defesa (SSM), a expectativa é que mais 500 mil jovens se alistem até a data limite.

Caso o jovem perca o prazo, ele é considerado em débito com o Serviço Militar. Isso causa restrições para obter ou prorrogar validade de passaporte; assumir cargo público; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional ou registro de diploma de profissões liberais; e inscrever-se em concurso público; entre outros.

Com informações do Portal Brasil