HomeCultura Clássicos maranhenses fazem parte da programação do Guarnicê para hoje

Clássicos maranhenses fazem parte da programação do Guarnicê para hoje

Clássicos maranhenses fazem parte da programação do Guarnicê para hoje

Dando continuidade ao 40º Festival Guarnicê de Cinema, esta segunda-feira (5) conta com programação diversa na capital maranhense. A começar pelas mostras competitivas nacionais que reúnem os filmes selecionados do festival.

Às 14h30 tem início a Mostra Brasil no teatro Alcione Nazaré, com as produções Corpo Delito, O que acontece no grupo, Baronesa e Cylene. À noite, a partir das 19h, serão exibidos também o maranhense Balada para os Mortos (Lucas Sá), e os filmesQuebra cabeça de Tarik (Maria Leite),Confidente (Karen Akerman/Miguel Seabra Lopes) e Ridículos (Paula Lice/ Rodrigo Luna/ Ronei Jorge).

Às 9h e as 15h no Cine Teatro da Cidade, acontecem também as primeiras sessões da “Mostra Guarnicêzinho”, aberta a crianças e alunos das redes pública e particular de ensino.

Já no Cine Praia Grande, será exibida às 14h a “Mostra 40 anos: Clássicos Maranhenses” e às 16h30 a reprise do bloco 1 de Competitivas Maranhense.

Guarnicê

A programação do festival se estende até o dia 10 de junho e conta com oficinas, mostras de filmes e rodas de conversa, fazendo um resgate à história do próprio Guarnicê de Cinema e da produção cinematográfica maranhense. A coordenadora do evento, Fernanda Santos, comentou sobre o festival ao MA 10. Ela afirmou que é um momento essencial até para que cineastas e entusiastas do ramo visitem o estado. “Muitas pessoas comentam que temos uma cidade muito bonita, que tem cenário lindo, principalmente o Centro Histórico”, diz. Ela complementa, afirmando que o festival também possibilita que os participantes tenham contato com produções fora do circuito comercial.

Este ano, está sendo celebrado os 40 anos de existência do festival, relembrando sua origem e a importância do evento para a produção cinematográfica do estado. O objetivo é fazer um resgate do que já foi produzido em todo o Guarnicê e da história maranhense.