Dando continuidade ao 40º Festival Guarnicê de Cinema, esta segunda-feira (5) conta com programação diversa na capital maranhense. A começar pelas mostras competitivas nacionais que reúnem os filmes selecionados do festival.
Às 14h30 tem início a Mostra Brasil no teatro Alcione Nazaré, com as produções Corpo Delito, O que acontece no grupo, Baronesa e Cylene. À noite, a partir das 19h, serão exibidos também o maranhense Balada para os Mortos (Lucas Sá), e os filmesQuebra cabeça de Tarik (Maria Leite),Confidente (Karen Akerman/Miguel Seabra Lopes) e Ridículos (Paula Lice/ Rodrigo Luna/ Ronei Jorge).
Às 9h e as 15h no Cine Teatro da Cidade, acontecem também as primeiras sessões da “Mostra Guarnicêzinho”, aberta a crianças e alunos das redes pública e particular de ensino.
Já no Cine Praia Grande, será exibida às 14h a “Mostra 40 anos: Clássicos Maranhenses” e às 16h30 a reprise do bloco 1 de Competitivas Maranhense.
Guarnicê
A programação do festival se estende até o dia 10 de junho e conta com oficinas, mostras de filmes e rodas de conversa, fazendo um resgate à história do próprio Guarnicê de Cinema e da produção cinematográfica maranhense. A coordenadora do evento, Fernanda Santos, comentou sobre o festival ao MA 10. Ela afirmou que é um momento essencial até para que cineastas e entusiastas do ramo visitem o estado. “Muitas pessoas comentam que temos uma cidade muito bonita, que tem cenário lindo, principalmente o Centro Histórico”, diz. Ela complementa, afirmando que o festival também possibilita que os participantes tenham contato com produções fora do circuito comercial.
Este ano, está sendo celebrado os 40 anos de existência do festival, relembrando sua origem e a importância do evento para a produção cinematográfica do estado. O objetivo é fazer um resgate do que já foi produzido em todo o Guarnicê e da história maranhense.