Home Brasil Inscrições abertas para Programa Jovem Senador

Inscrições abertas para Programa Jovem Senador

Inscrições abertas para Programa Jovem Senador

Estudantes do ensino médio regular, ensino técnico na modalidade integrada ou educação de jovens e adultos, matriculados em escolas da rede pública estadual, já podem se inscrever para participar do Programa Senado Jovem Brasileiro. O objetivo do programa é proporcionar conhecimento acerca do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil e estimular o relacionamento dos jovens cidadãos com o Senado Federal. As inscrições iniciaram ontem (1º) e seguem até o dia 18 de agosto.

Instituído em 2010, o programa engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal.  Para participar, o estudante deve elaborar uma redação, cujo tema desta edição será: “Brasil Plural: para falar de intolerância”; estar regularmente matriculado no ensino médio em escolas públicas estaduais ou do Distrito Federal; ter, no máximo, 19 anos completos até o dia 18 de agosto de 2017, data limite para as inscrições.

A primeira etapa do programa ocorre na escola, a qual receberá um kit para participação, contendo carta de apresentação do projeto; regulamento; ficha de inscrição; folha para transcrição da redação selecionada pela escola em papel timbrado; folhetos e cartazes de divulgação e livreto com a compilação das redações finalista de 2016. Caso a escola cumpra com os requisitos, mas não receba o kit, será possível obter o material diretamente no site do Projeto Jovem até o dia 21 de julho. A escola deverá mobilizar os professores de Língua Portuguesa e demais disciplinas e os alunos da 1ª a 3º série do ensino médio a participarem do projeto.

A Seduc, por meio da comissão de seleção instituída, irá escolher três redações e enviar ao Senado Federal, que selecionará as 27 finalistas (uma de cada unidade da Federação) no dia 13 de outubro, classificando o primeiro, o segundo e o terceiro lugar nacionais. Mais informações na Coordenação Estadual do Programa Jovem Senador, pelos e-mails: jovemsenador.ma@gmail.com/ mika.kelly@hotmail.com ou pelos telefones: (98) 9.8182-5220 (98) 9.9603-7366 e (98) 3235-6120.

No ano passado, a estudante maranhense selecionada foi Ester Sá Marciel, do Centro de Ensino Antônio Carlos Beckman, no município de Açailândia.