Jaivan Martins Durans foi preso na noite desta quinta-feira (1º) no bairro São Bernardo, durante uma operação da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic). De acordo com a polícia, Jaivan é chefe de uma quadrilha especializada em furto de combustíveis nas BRs do Estado do Maranhão.
O mesmo havia fugido de um cerco durante uma operação para prender diversos membros dessa mesma quadrilha. A operação contou com o apoio do Departamento de Combate ao Roubo de Cargas (Dcrc) e Departamento de Combate ao Roubo a Instituições Financeiras(Decrif).
Outras operações
No mês de maio, a polícia iniciou a Operação Jenga, que tinha como objetivo combater o crime de lavagem de dinheiro. Na operação foram apreendidos 60 caminhões.
De acordo com a polícia, eles teriam sido entregues como garantias de empréstimos tomados de um dos envolvidos no esquema, o agiota Josival Cavalcante da Silva, conhecido como Pacovan.
Segundo delegado Thiago Bardal, a operação é fruto de mais de um ano de investigação.
A operação foi batizada de Jenga, em homenagem ao jogo com o mesmo nome, no qual os jogadores se revezam para remover blocos de uma torre, equilibrando-os em cima, criando uma estrutura cada vez maior e mais instável à medida que o jogo progride. A palavra “jenga” é a forma imperativa de “kujenga”, o verbo suaíli para “construir”.