Home Maranhão São Luís “Devemos consolidar a capital maranhense livre do analfabetismo”,diz secretário

“Devemos consolidar a capital maranhense livre do analfabetismo”,diz secretário

“Devemos consolidar a capital maranhense livre do analfabetismo”,diz secretário

O Secretário Municipal de Educação, Moacir Feitosa conversou com a produção do MA10 na manhã desta quinta- feira (1º), e garantiu que uma das metas é consolidar a cidade maranhense livre do analfabetismo. Na oportunidade o secretário divulgou a situação da educação no município, relatando o trabalho realizado pela Pasta para melhorar significativamente a aprendizagem dos ludovicenses.

Plano de ação  e Qualidade de Ensino 

Moacir assumiu a pasta no ano de 2016 e de fevereiro até o mês de maio deste ano, 29 escolas foram reformas, 2 construídas e 19 intervenções feitas para melhoria na estrutura das unidades escolares. “Até a metade do ano que vem, todas as escolas do município estarão completamente reformadas. Vale lembrar que isso tudo, está sendo trabalhado dentro de um quadro de crise que o Brasil está passado. A receita fiscal do município cai e São Luís conta com a grande sonegação de impostos. Isso tem que ser trabalhado no sentido de captação desses recursos, para que possamos ter uma educação com  mais dinheiro para trabalhar”, afirmou o secretário.

Com exclusividade, o secretario anunciou a implantação de novos projetos que devem ser lançados em breve. Com destaque para o programa de alfabetização e qualificação, e um sistema de avaliação.

“Devemos lançar em breve três projetos na rede pública de ensino. Mas, com planos de um Sistema de Avaliação Própria, que deve funcionar na seguinte forma: vamos avaliar o aprendizado de alunos traçando o perfil desse discente para que possamos integra-ló de forma correta em seu aprendizado. Contamos ainda com a Gestão Escolar, que servirá como reestruturação da rede de ensino, implantando o coeficiente de professores e alunos. Também iremos trabalhar com o controle de frequência, além de um programa  de qualificação de professores em sala de aula”, ressaltou Moacir Feitosa.

“Estamos trabalhando com várias parceiras público e privada, mas nem sempre é possível porque as vezes a parceria acaba trazendo um custo totalmente elevado para a secretaria. Elas desenvolvem conosco um programa de formação de gestores e professores. Mas, toda parceira que é conveniente buscamos fechar”.

Segurança 

Perguntando sobre a questão da segurança nas escolas, Moacir ressaltou os avanços feitos na gestão. “A secretaria recebia cerca de 21 ocorrências por mês de assaltos e arrombamentos nessas unidades escolares, quase 1 por dia. De um tempo pra cá, houve um redução de 1 a 4 ocorrências de furtos. Implantamos uma vigilância noturna qualificada para evitar esse tipo de registro e instituímos o trabalho de portaria que identifica quem entra e quem sai da escola e dá sustentação a entrada de professores, alunos e funcionários na instituição.

Construção Creches

Durante o mandato do atual prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr, 25 creches devem se entregues até o final de sua gestão. Assim afirmou o secretário durante a entrevista.

“A construção das 25 creches é um dilema para o prefeito e a secretaria, a entrega será feita sim. Quatro já estão prontas, só falta os últimos ajustes para ser entregues às comunidades. É claro que é impossível construir todas as essas unidade de uma só vez, é preciso um cronograma, uma programação. Inclusive, já assinamos uma ordem de serviço para a construção de uma creche no eixo Itaqui-Bacanga”, finalizou o Secretario Municipal de Educação.