Home Maranhão São Luís Homenagem a Maria é aberta ao público

Homenagem a Maria é aberta ao público

Homenagem a Maria é aberta ao público

Hoje (30), representantes da Capitania dos Portos, Governo do Estado, Pastoral Familiar e Grupo Santa Mônica se reúnem em homenagem à figura religiosa de Maria, mãe de Jesus. O momento marca o encerramento do mês Mariano (maio), na escola Santa Teresa. O evento é aberto ao público ludovicense e tem início às 18h na escola.

O evento conta com a participação de cantores maranhenses, entre eles, Gabriel Melônio, Emanuel de Jesus, Alessandro Batista, Dory Lima e Marcos Duailibe.

Ao comentar sobre o porquê da homenagem, Maria da Luz, Coordenadora do departamento de Formação ,  explica que, “como uma Mãe  que intercede por seus filhos e filhas na caminhada de fé cristã da humanidade. Maria nossa Mãe, é o centro da família cristã que é o Santuário de Deus numa expressão de amor e cuidado que reflete a graça e beleza, que só Deus lhe concede. Maria, testemunho de amor e fé, roga por nós, especialmente este ano que celebramos o Jubileu das duas aparições: Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Aparecida em prol da paz no mundo”.

Mês Mariano 

Quanto à homenagem à Maria ser realizada em maio, isso tem origem, há muito tempo, quando neste mês, ocorriam muitas festas e divertimentos no mundo pagão, como à deusa da vegetação, Flora Mater. No mundo cristão, como tentativa de corrigir os excessos e abusos de grandes e numerosas festas, a partir do século XIII, a figura de Maria começa a ser associada ao mês de maio. O primeiro a dar este importante passo  celebrativo  foi o rei Afonso X, rei de Castela e León, na Espanha. A partir de então, começam a surgir práticas devocionais no sentido de  homenagear a Virgem Santíssima. Aos poucos, o mês vai tomando um  aspecto mariano que se consolida no séc. XVIII, com a publicação de obras como a do padre jesuíta A. Dionisi, que pode ser considerado o iniciador do mês mariano no sentido moderno.

O mês de maio é dedicado a Maria apenas no Ocidente, pois para a Igreja do Oriente, o mês mariano por excelência é agosto, quando se celebra a Festa da Dormição de Nossa Senhora  (Assunção de Nossa Senhora).