Após protesto realizado em abril pelos alunos do curso de Medicina da UFMA, campus Pinheiro, o caso foi abordado em audiência no Ministério Público Federal (MPF-MA) e definiu algumas resoluções para as reivindicações de melhorias estruturais e logísticas do caso.
A UFMA entrou em acordo com estudantes e ficou determinado que as atividades acadêmicas relativas ao 1º, 2º e 3º períodos do curso terão início na próxima segunda-feira, 29. Já os alunos do 4º ao 7º período aguardam o diagnóstico que está sendo feita por uma comissão especial criada para avaliar as condições necessárias para que os alunos iniciem o período, provisoriamente, em São Luís. A comissão é composta por um representante dos estudantes, um representante do grupo de pais dos alunos, um representante dos professores e um representante da gestão superior da universidade.
A reitora da UFMA, Nair Portela, afirmou que os reajustes estruturais do curso não dependem só da organização interna, mas também da organização do sistema de saúde. “Para os primeiros períodos [do curso] não há problemas, pois eles contam com a rede básica de saúde. Mas, os outros ainda dependem de hospital para a prática na área de clínica, por isso também contamos com o apoio do Estado e do Município para fechar essas parcerias”, frisou.