Home Maranhão Pinheiro UFMA entra em acordo com alunos de Medicina em Pinheiro

UFMA entra em acordo com alunos de Medicina em Pinheiro

UFMA entra em acordo com alunos de Medicina em Pinheiro

Após protesto realizado em abril pelos alunos do curso de Medicina da UFMA, campus Pinheiro, o caso foi abordado em audiência no Ministério Público Federal (MPF-MA) e definiu algumas resoluções para as reivindicações de melhorias estruturais e logísticas do caso.

A UFMA entrou em acordo com estudantes e ficou determinado que as atividades acadêmicas relativas ao 1º, 2º e 3º períodos do curso terão início na próxima segunda-feira, 29. Já os alunos do 4º ao 7º período aguardam o diagnóstico que está sendo feita por uma comissão especial criada para avaliar as condições necessárias para que os alunos iniciem o período, provisoriamente, em São Luís. A comissão é composta por um representante dos estudantes, um representante do grupo de pais dos alunos, um representante dos professores e um representante da gestão superior da universidade.

A reitora da UFMA, Nair Portela, afirmou que os reajustes estruturais do curso não dependem só da organização interna, mas também da organização do sistema de saúde. “Para os primeiros períodos [do curso] não há problemas, pois eles contam com a rede básica de saúde. Mas, os outros ainda dependem de hospital para a prática na área de clínica, por isso também contamos com o apoio do Estado e do Município para fechar essas parcerias”, frisou.