Home Cultura Projeto traz espetáculos artísticos e oficinas para São Luís

Projeto traz espetáculos artísticos e oficinas para São Luís

Projeto traz espetáculos artísticos e oficinas para São Luís

A partir da próxima terça-feira (30), tem início a programação cultural da segunda etapa do Palco Giratório 2017, que traz à capital espetáculos com entrada franca. O repertório cultural conta com quatro apresentações de dança, sendo duas para o público infantil, além de oficinas práticas e o projeto Pensamento Giratório, que se trata de um momento de diálogo com os atores e diretores sobre o processo de criação das produções apresentadas. As atividades se estendem até o dia 5 de junho.

A programação do evento tem início com o espetáculo “A beira de…”, criado e interpretado pela bailarina Silva Moura, do Ceará. Com classificação livre, a produção é apresentada no dia 30, às 19h no Teatro Alcione Nazaré, abordando uma relação de causalidade provocada entre artista e plateia enquanto o solo é apresentado. “É proposto que o espectador segure objetos que possam cair e ainda escolher que parte do trabalho deve ser iluminada”, apresenta Silvia, reforçando que a interação com a plateia é marca do espetáculo. Se apropriando da palavra e de objetos íntimos, ela constrói movimento, narrativas e memórias coletivas.

Na quarta-feira, dia 31 de maio, a atração da noite é o grupo de dança maranhense BemDito Coletivo com o espetáculo “Sintética, Idêntica ao Natural” que traz Cintia Sapequara, que ficou conhecida em São Luís depois de interpretar a vilã da peça “Uma linda quase mulher”.  A apresentação é um espetáculo-situação que mistura as fronteiras entre o natural e o artificial, o real e o virtual, o orgânico e o inorgânico, entre sujeito e objeto, carne e espuma. O espetáculo é indicado para maiores de 16 anos e acontece às 19 horas, na Guest House, localizado na Rua da Palma, Centro Histórico.

Já o fim de semana começa com o espetáculo infantil “Ninhos”, da Balangandança Cia.(SP), que foi desenvolvido a partir da ideia de que tudo que se move pode retornar a seu lugar inicial, ou melhor, ao seu ninho.  Segundo a diretora, Georgia Lengos, “com a imagem e a referência de pássaros, cada bailarino desenvolveu uma movimentação específica que remete a outros animais também”. No cenário, os ninhos são os espaços de recolhimento em que são fortalecidas as relações mais íntimas e subjetivas, como as de afeto, alimento e carinho, que servem como lugar de apoio e base para voos, descobertas, passeios e brincadeiras. A apresentação acontece no sábado, dia 03 de junho, na Área de Vivência do Sesc Deodoro, às 16h30.

No domingo, dia 04 de maio, às 16h30, na Casa do Maranhão, a criançada terá mais uma oportunidade de se divertir com a apresentação“Brincos & Folias”, também da Balangandança Cia. O espetáculo explora o modo como as crianças têm seu tempo consumido pela televisão e, na ausência dela, elas são forçadas a buscarem novas atividades que garantam a diversão. Quando isso acontece, o jeito é arregaçar as mangas e entrar na brincadeira, redescobrindo o corpo, o prazer de dançar e inventar movimentos.

 

Nesta edição, o Departamento Regional do Sesc no Maranhão receberá sete grupos artísticos das cinco regiões brasileiras, os quais foram criteriosamente selecionados para participar e itinerar pelo Brasil com suas produções, a fim de garantir a execução de uma das principais características do trabalho do Sesc: a qualidade. E pela primeira vez o estado está incluído no roteiro do Circuito Especial do projeto, que homenageia artistas e grupos que contribuíram para o desenvolvimento das artes cênicas no Brasil.

Oficinas e Pensamentos Giratórios

Com 15 vagas disponíveis, o Palco Giratório promove nos dias 02 e 03 de junho a oficina “O corpo – o espaço – a imagem”, ministrada por Sílvia Moura, das 13h30 às 16h30, na Guest House. As inscrições estão abertas pelo email cultura.sescdeodoro@gmail.com ou pelo telefone 3216-3860. Já a oficina “Corpo & Movimento”, com a Balangandança Cia de São Paulo, que é voltada para educadores e ocorre apenas no sábado, dia 03, das 09 às 11 horas, no Sesc Deodoro, está com todas as vagas preenchidas.

Destinado a estudantes, artistas e interessados em geral, os ludovicenses tem ainda a oportunidade de participar de mais dois Pensamentos Giratórios: um com Sílvia Moura/CE e a Profª. Dr. Tânia Cristina/MA no dia 03 de junho, às 19 horas, no Guest House, e “Encontro: o Brincar, a Improvisação e a Dança”, com a Balangandança Cia e Leônidas Portella no dia 05 de junho, no Casarão Ângelus Novus, às 19 horas. Esse iniciativa consiste em um espaço onde se desenvolve uma mesa de diálogo entre artistas e comunidades, na qual são discutidos estudos e análises sobre os processos criativos dos grupos, mediados por um pesquisador local que desenvolve pesquisas similares como forma de garantir mais densidade para o debate.