Home Notícias Saúde Campanha de vacinação contra a gripe encerra nesta sexta-feira (26)

Campanha de vacinação contra a gripe encerra nesta sexta-feira (26)

Campanha de vacinação contra a gripe encerra nesta sexta-feira (26)

A campanha de vacinação contra a gripe se encerra nesta sexta-feira (26). Em imperatriz, cerca de 80% do público-alvo já recebeu a dose. Idosos e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) já atingiram a meta, o foco agora são crianças e trabalhadores de saúde.

“É importante se vacinar. Serve para evitar infecções causadas pelo vírus da influenza, que pode levar a internação hospitalar. Então, é imprescindível, porque pode ter outras doenças relacionadas, como a pneumonia. Quanto maior o número de pessoas vacinadas pelos nossos grupos prioritários, menor será a número de doenças”, afirmou a coordenadora de Imunização de complexo de saúde, Socorro Ribeiro.

Desde o dia 17 de abril, a dose está disponível nos postos de vacinação para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além de professores da rede pública e particular.

Cuidados essenciais

O Ministério da Saúde orienta à população em geral, a adoção de cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Mesmo os participantes da campanha de vacinação, devem procurar o médico ao apresentar os sintomas da gripe: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. O agravamento do quadro de gripe pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.