Home Notícias Youtubers maranhenses contam suas histórias

Youtubers maranhenses contam suas histórias

Featured Video Play Icon

3, 2, 1… Gravando!

Muito se passa nos bastidores da divulgação de um vídeo para a internet: a escolha do tema, a produção e a relação com o público definem a história de cada uma das produções que circulam na web. Para entender melhor desse processo, a equipe do MA 10 entrevistou exclusivamente Andressa Moraes, Rodolfo Macêdo e Lucas Guimarães, três jovens que, por motivos diferentes, começaram a gravar vídeos para o Youtube e hoje fazem parte da comunidade de usuários da plataforma, que atualmente conta com mais de 1 bilhão de perfis em todo o mundo.

Rodolfo, que aborda situações do cotidiano através do humor no canal “Foi o Rodolfo”, começou a gravar por sugestão dos amigos e hoje possui quase 2 mil inscritos que acompanham suas crônicas em vídeo. O sucesso dele o estimulou a também produzir conteúdo diferente, como exemplo da paródia da música Loka, da dupla Simone e Simaria em parceria com a Anitta, lançada recentemente em seu canal.

Andressa Moraes também seguiu por esse caminho, iniciando como blogueira de moda e fotografia e mudando para o Youtube para produzir conteúdo mais dinâmico para os tutoriais que produzia. Ela diz que após cinco anos de canal,  busca diversificar mais nos temas, inclusive usando sugestões dos próprios seguidores.

Já Lucas Guimarães, cujo canal possui apenas um mês, está definindo a estética e produção dos seus vídeos. Mas ele afirma que a proposta principal é mostrar as belezas que o Maranhão oferece, iniciando com a capital São Luís e depois explorando paisagens do interior do estado. Guima, como gosta de ser chamado, decidiu virar Youtuber quando um vídeo que produziu no seu celular, mostrando um passeio por São Luís, se popularizou e alcançou mais de 10 mil visualizações. Ele afirma que pensa em expandir mais a proposta do canal “Eu moro onde você tira férias”, e que, através dos vídeos, busca incluir o seu estado natal no mapa turístico brasileiro.

Influenciadores Digitais

O conceito do influenciador digital tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros, consolidando-se após o crescimento do Youtube, que lançou grandes nomes como o piauiense Whindersson Nunes e o carioca e polêmico Felipe Neto, e expandindo-se para outras redes sociais, como é o exemplo da maranhense Thaynara OG, que dominou o Snapchat.

O espaço aberto e amplo da internet e de plataformas disponibilizadas no espaço digital, como o Youtube, tem atraído cada vez mais jovens para produzirem conteúdo diferenciado, em busca de interação na web e até dos famosos “15 minutos de fama”.