Home Maranhão São Luís Projeto nacional que estimula inovação tecnológica chega a SL

Projeto nacional que estimula inovação tecnológica chega a SL

Projeto nacional que estimula inovação tecnológica chega a SL

Tem início, nesta segunda-feira (22), o período de visitação ao projeto Hackatruck, que fica em São Luís até o dia 6 de junho. O projeto nacional, que conta com o apoio da IBM Brasil e da Apple, tem visitado vários estados do Brasil, disponibilizando o contato com novas tecnologias em desenvolvimento para estudantes do ensino superior, visando estimular a inovação na área. Na capital maranhense, o Hackatruck está localizado no campus Bacanga da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). As visitações e palestras oferecidas pelo projeto são abertas ao público.

Atualmente, está em andamento o curso de capacitação em programação Swift, linguagem de programação criada pela Apple para desenvolvimento de programas para iOS e OS X. O curso está sendo ministrado a estudantes que passaram previamente por processo seletivo para comprovar conhecimento básico em programação, necessário para o acompanhamento das aulas. Mas além do curso, o projeto também oferecerá palestras sobre inovações tecnológicas e carreiras de TI, que acontecem entre 12h30 e 13h30.

As palestras abordarão os temas “Oficina do Futuro”,”Internet 3.0″,”Machine Learning em Ciência de Dados” e “IOT na Era Cognitiva”. As próprias visitações, que acontecem das 12h às 12h30 e das 18h às 18h30, permitem maior contato com a tecnologia através do equipamento dentro do caminhão, que é repleto de aparatos, a exemplo de uma impressora 3D e um retroprojetor interativo.

Além do Maranhão, o Hackatruck já passou pelos seguintes estados: Ceará, Piauí, Paraíba, Alagoas, Bahia, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Programação – Palestras

22/05 : Oficina do Futuro: Cursos de Tecnologia Gratuitos, com Simone Hoff Pierre

– Programa de capacitação realizado em parceria com empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Instituições de Ensino e visa à capacitação profissional de pessoas de nível médio e superior na área de sistemas da informação, de forma a prepará-las para aproveitar as oportunidades identificadas no posicionamento estratégico do Brasil no cenário tecnológico mundial.

23/05: Internet 3.0, com André Salem

– Internet 3.0 é o resultado da soma de novas tecnologias que compreendem computação cognitiva e blockchain, e que, segundo estudiosos, irão remodelar o funcionamento e distribuição de conteúdo conhecido hoje ao redor da Web.

24/05: Machine Learning em ciência de dados, com Marcio Valverde

– No último ano, quando se fala em Machine Learning, tem sido desenvolvida uma mudança na tecnologia e como ela está sendo aplicada à vida cotidiana, de mecanismos de busca a robôs. Mas qual o verdadeiro significado de Machine Learning ? Esta apresentação tem por objetivo apresentar um panorama sobre um  tema central para diversas áreas de interesse em Ciência da Computação.

26/03: IoT na Era Cognitiva, com Gisele Consoline

-A palestra irá mostrar o conceito de IoT e de sistemas cognitivos, além de mostrar através de uma demonstração, como os sensores se conectam na plataforma em nuvem.