Home Maranhão São Luís Campanha de vacinação contra gripe encerra na sexta-feira (26)

Campanha de vacinação contra gripe encerra na sexta-feira (26)

Campanha de vacinação contra a gripe se estende até 26 de maio. Até lá, deverão ser vacinados 1.390.900 maranhenses que integram o público-alvo.

Até o momento, 391.525 pessoas foram imunizadas no Maranhão, o correspondente a apenas 25,87% do esperado.

Em todo o país, a campanha conta com uma estrutura formada por cerca de 36 mil salas de vacinação e com a participação de aproximadamente 240 mil pessoas. Além disso, serão utilizados mais de 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais, que possibilitarão a vacinação em populações que vivem em áreas de difícil acesso, como as ribeirinhas e os povos indígenas.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Documentação

Para fazer a vacina em crianças entre seis meses e menores de cinco anos, pais ou responsáveis devem apresentar a carteira de vacinação. Pessoas com doenças crônicas devem ter em mãos atestado médico ou receita de medicamento de uso contínuo que comprove a doença.

Os profissionais de saúde e professores precisam apresentar carteira de trabalho ou contracheque com descrição do local de trabalho. Idosos e demais grupos devem levar o Cartão SUS ou documento de identidade. Gestantes que não são acompanhadas no SUS devem levar atestado médico com a solicitação.