HomeMaranhão Projeto institucionaliza sistema de bibliotecas públicas no MA

Projeto institucionaliza sistema de bibliotecas públicas no MA

Projeto de lei que prevê a criação oficial do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado do Maranhão foi editado pelo Governo do Estado, em busca de elevar os Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). A proposta será apreciada pela Assembleia Legislativa do Maranhão.
A iniciativa trará apoio à pesquisa, à disseminação da informação e ao conhecimento da população.
O texto da proposta detalha o modelo de estruturação do sistema, que será coordenado e operacionalizado pela Biblioteca Pública Benedito Leite, equipamento cultural da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo do Maranhão (Sectur-MA). Já a execução nas comunidades ficará com a Rede Estadual de Bibliotecas Faróis do Saber, bibliotecas municipais e comunitárias.

O projeto prevê que as bibliotecas públicas mantidas pelas prefeituras integrarão o subsistema de Bibliotecas Públicas Municipais, que deverá interagir com o Sistema Estadual de Biblioteca Públicas do Maranhão e com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

Ações permanentes

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Maranhão existe há 37 anos, mas apenas como um serviço oferecido pela Biblioteca Pública Benedito Leite de apoio à implantação, capacitação de recursos humanos e atualização de acervos das bibliotecas públicas. Isso tem limitado de forma significativa a presença e a atuação junto aos municípios.

“A sua institucionalização propiciará a realização permanente de ações voltadas para o fortalecimento das bibliotecas públicas e comunitárias, estreitando as relações entre o Estado e os municípios”, diz a diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite e coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas , Aline Nascimento. Ela acrescenta que o Projeto de Lei “vai permitir a presença do sistema em todas as regiões maranhenses, de forma a zerar o déficit de Bibliotecas no Estado”.