Home Cultura Documentário sobre trajetória da cartunista Laerte é lançado pela Netflix

Documentário sobre trajetória da cartunista Laerte é lançado pela Netflix

Documentário sobre trajetória da cartunista Laerte é lançado pela Netflix

A cartunista Laerte Coutinho, hoje aos 65 anos, construiu uma carreira de destaque e vem questionando, através de seu trabalho, questões de gênero e sexualidade. E para resgatar a trajetória da artista que aos 57 anos assumiu a transexualidade, a Netflix produziu um documentário intitulado “Laerte-se”, lançado nessa sexta-feira.

“Para que eu preciso, oficialmente, ser mulher ou homem?” questiona Laerte, que traz em sua história um exemplo da experiência de ser transgênero, em seus momentos difíceis e também nos episódios cômicos.

Laerte-se é o primeiro documentário de longa metragem original da Netflix produzido no Brasil e foi dirigido por Lygia Barbosa da Silva e Eliane Brum.

A cartunista

Laerte estudou comunicações e música na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e teve suas “tirinhas” publicadas em diversas edições de veículos como a Balão e O Pasquim. Também colaborou com as revistas Veja e Istoé e os jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo. Criou diversos personagens, como os Piratas do Tietê e Overman.

Em 2005, perdeu um de seus três filhos, Diogo, então com 22 anos, num acidente de carro.

 

Acompanhe abaixo o trailer do documentário: