Home Notícias Economia Taxa de desemprego em São Luís é uma das maiores do país

Taxa de desemprego em São Luís é uma das maiores do país

Taxa de desemprego em São Luís é uma das maiores do país

A taxa de desocupação, ou seja, de desemprego, cresceu em todas as regiões do Brasil no primeiro trimestre de 2017, em relação aos últimos três meses do ano passado. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, PNAD, aponta números preocupantes para a economia nacional e foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE.

A taxa de desocupação do país está em 13,7%. Entre as regiões, a maior taxa foi registrada no Nordeste (subiu de 14,4% para 16,3%) e a menor no Sul (subiu de 7,7% para 9,3%).

No Maranhão o índice cresceu de 13% para 15% e em São Luís a taxa registrada é uma das maiores do país: 19,3%

O economista Felipe de Holanda ressalta que a crise política do país exerce forte influência na economia e os escândalos envolvendo o presidente Michel Temer devem agravar o cenário.  “A alta da inflação e o período de instabilidade econômica são os principais fatores para o desemprego estar aumentando no Maranhão. Quem mais sente isso são os mais pobres, principalmente os trabalhadores de áreas como a construção civil. Quem tem um rendimento menor é quem mais sente os impactos desse período de instabilidade tanto política quanto econômica”, afirma o economista.