Home Brasil Mais de 13 mil escolas no Brasil participam de Olimpíada de astronomia

Mais de 13 mil escolas no Brasil participam de Olimpíada de astronomia

Mais de 13 mil escolas no Brasil participam de Olimpíada de astronomia

Nesta sexta-feira (19), cerca de 800 mil estudantes do País participam da 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A prova é aplicada em 13 mil escolas para alunos de todos os anos dos ensinos fundamental e médio.

O exame possui 10 questões de raciocínio lógico ligadas à astronomia e astronáutica. Os participantes da competição ganham um certificado e concorrem a 40 mil medalhas.

Os alunos mais bem classificados representam o País na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2018. Os estudantes destaques também concorrem a vagas na Jornada Espacial, em São José dos Campos (SP), onde participam de um programa de imersão com especialistas na área espacial.

OBA

Em 20 anos, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica já superou os 8 milhões de participantes. Em 2016, foram quase 745 mil estudantes de 7,9 mil escolas participantes e a colaboração de 64 mil professores.

Podem participar todos os estudantes dos níveis fundamental e médio do País, regularmente matriculados. Não há restrição quanto ao número mínimo ou máximo de alunos participantes por escola. Se a escola onde o aluno estuda não estiver cadastrada para participar da OBA, o estudante interessado poderá recorrer a outra escola cadastrada.

A competição é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Portal Brasil